Alfa
Os apoios financeiros e fiscais reforçados previstos pelo programa Regressar para quem retorne a Portugal e se instale no interior do país, já conta com a aprovação de 1196 processos de mobilidade de pessoas que se fixaram nos territórios fora das grandes metrópoles portuguesas.
O programa chama-se de « Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável », é promovido pelo Governo, que já investiu nele 3,8 milhões de euros, e destina-se também a atrair jovens residentes nas grandes cidades portuguesas para zonas do interior.
No total, foram abrangidos por este « programa de mobilidade » em Portugal 2876 indivíduos emigrantes, se forem incluídos os elementos do agregado familiar dos candidatos.
Estas 2876 pessoas que beneficiaram dos apoios do programa Regressar, que facilita o retorno de emigrantes, receberam uma majoração de 25% dos apoios previstos por a sua atividade profissional se situar em territórios do interior de Portugal.
O programa de « Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável » também se destina a jovens residentes nas grandes áreas urbanas portuguesas e já cativou neste caso 4728 indivíduos.
No total, incluindo os emigrantes, chega-se ao número de 7604 novos residentes que nos últimos anos escolheram mudar de vida e fixar residência em concelhos portugueses de baixa densidade populacional.
No total, cerca de 18 mil pessoas já voltaram a Portugal com o apoio do Programa Regressar.
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/apoios-as-comunidades/regressar/programa-regressar