“Estranha forma de vida” de Pedro Almodóvar estreia-se em Portugal a 12 de outubro
O filme, que esteve este ano no festival de cinema de Cannes (França), é um “western queer” protagonizado pelos atores Ethan Hawke e Pedro Pascal, nos papéis de Silva e Jake, dois ‘cowboys’ que se reencontram mais de 20 anos depois de terem trabalhado juntos como « pistoleiros a soldo ».
« Estranha forma de vida », rodado no verão de 2022 em Espanha, remete para um fado de Amália Rodrigues, cuja letra se encaixa na narrativa, « porque não há vida mais estranha do que aquela que se vive de costas para os próprios desejos », referiu Almodóvar, em comunicado.
O filme abre com o fado de Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro, interpretado na versão do músico brasileiro Caetano Veloso, com quem Pedro Almodóvar já tinha trabalhado anteriormente em « Fala com Ela » (2002).
Segundo Pedro Almodóvar, o filme é uma resposta à longa-metragem « O segredo de Brokeback Mountain » (2005), para a qual chegou a ser apontado como realizador, mas cuja rodagem acabou por ser entregue a Ang Lee.
De acordo com a distribuidora Big Picture Filmes, “Estranha forma de vida” é exibido nos cinemas portugueses juntamente com uma entrevista ao realizador a propósito do filme.
De Pedro Almodóvar, realizador de “Mulheres à beira de um ataque de nervos” (1988), “Tudo sobre a minha mãe” (1999), “Voltar” (2006) e “Mães Paralelas” (2021), é publicado este mês em Portugal o livro “O último sonho” (Alfaguara), composto por histórias de inspiração biográfica.