Comunidade Judaica do Porto confirma morte de terceira portuguesa.
Segundo o canal SIC-Notícias, Tair Bira, de 21 anos, é a terceira luso-israelita assassinada pelo Hamas, depois de terem sido confirmadas as mortes de Dorin Atias, de 22 anos, e Rotem Neumann, de 25.
A Comunidade Judaica do Porto confirmou durante a noite que Tair Bira, luso-israelita de 21 anos, foi morta na sequência do ataque do Hamas a Israel.
A jovem constava de uma lista de pelo menos seis cidadãos israelitas que possuem passaporte português e que estavam dados como desaparecidos, “presumivelmente raptados” pelo grupo terrorista.
Tair é a terceira luso-israelita assassinada pelo Hamas, depois de terem sido confirmadas as mortes de Dorin Atias, de 22 anos, e Rotem Neumann, de 25.
Cinco cidadãos portugueses desaparecidos
Há ainda cinco luso-israelitas cujo paradeiro não foi ainda confirmado, que poderão estar reféns do Hamas em Gaza.
Eis a lista dos nomes, publicada pela SIC-N:
- Liraz Assulin, 38 anos
- Idan Shtivi, 28 anos
- Gilad Ben Yehuda, 28 anos
- Moshe Saadyan, 26 anos
- Orin Bira, 53 anos (pai de Tair Bira)
Segundo a Comunidade Israelita do Porto há ainda um outro luso-israelita ferido. Trata-se de Menachem Hillel Ben Kalifa, de 22 anos. O jovem encontra-se internado num hospital em Jerusalém.
Todos são judeus sefarditas e têm ligações familiares a Portugal, o que aos olhos da lei lhes permitiu obter a nacionalidade portuguesa.