Portugal. Passos Coelho diz que António Costa se demitiu “por indecente e má figura”

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, à chegada do tribunal para prestar depoimentos sobre o julgamento do caso EDP, no Campus de Justiça, em Lisboa, 19 de dezembro de 2023. O antigo ministro da Economia (entre 2005 e 2009) Manuel Pinho, que está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, responde em julgamento por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Passos Coelho diz que António Costa se demitiu “por indecente e má figura”

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho considerou hoje que a demissão de António Costa, na sequência do processo Operação Influencer, se deveu a “indecente e má figura”, apelando a uma mudança política nas próximas eleições legislativas.

“Espero que o país saiba identificar no atual governo que está a cessar funções responsabilidades graves na situação a que o país chegou. Suficientemente graves para que o primeiro-ministro tenha sido o único que eu tenho memória que se tenha sentido na necessidade de apresentar a demissão por indecente e má figura”, afirmou o antigo presidente do PSD.

Em declarações aos jornalistas à entrada do tribunal, onde vai prestar depoimento como testemunha no julgamento do Caso EDP, Passos Coelho manifestou ainda o desejo de que a situação de Portugal possa melhorar, avisando que as coisas “não melhorarão sem dedicação, esforço e algumas condições para que isso possa ocorrer”.

Sobre o processo judicial, Passos Coelho disse não saber porque foi chamado, mas mostrou-se disponível para colaborar com a justiça.

« Não sei avaliar, não sei por que razão é que sou chamado, não tenho conhecimento de nada em que o meu testemunho possa ser interessante, mas não me cabe a mim ajuizar a mim avaliar, cabe ao tribunal », afirmou.

Alfa/ com Lusa

Article précédentESPAÇO ABERTO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO – 16 DE DEZEMBRO 2023
Article suivant« Direito a saber » (n°8) – Segurança Social, impostos e questões de herança – ALFA 10/13