Um ataque a tiro numa universidade em Praga, na Chéquia, fez ao início da tarde de quinta-feira 21 de dezembro, 15 mortos e 25 feridos.
“O edifício inteiro está a ser evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos”, escreveram as autoridades locais numa das atualizações à comunidade feita através da rede social X. O ataque aconteceu na Faculdade de Artes da Universidade Charles, localizada no centro da capital. Nas redes sociais, estudantes e trabalhadores da faculdade partilharam nas redes sociais que estavam trancados nas salas de aulas.
O atirador é um jovem de 24 anos que não tem ligações ao terrorismo internacional. O jovem terá matado o próprio pai antes do ataque.
Vyzýváme občany, aby se v blízkém okolí nezdržovali a nevycházeli z domu. Zásah policie stále pokračuje. pic.twitter.com/OHnSsq4G5f
— Policie ČR (@PolicieCZ) December 21, 2023
Em reação à notícia, o primeiro-ministro checo, Petr Fiala já anunciou que cancelou os eventos da sua agenda e vai regressar à cidade. Já o autarca de Praga, Bohuslav Svoboda, disse estar “completamente chocado” pelo sucedido. Também o ministro dos Negócios Estrangeiros já partilhou as suas condolências para com as famílias das vítimas.