Eleições legislativas regionais nos Açores.
A coligação PSD/CDS/PPM venceu neste domingo, 04, as eleições legislativas açorianas, mas ficou a três deputados da maioria absoluta, num sufrágio que deixou o parlamento regional com as mesmas oito forças políticas.
De acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a coligação PSD/CDS/PPM, que governa a região desde 2020, conseguiu 42,08% dos votos e 26 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 57 deputados.
A coligação de direita venceu as eleições regionais dos Açores. Terminada a contagem dos votos, o PSD conseguiu 26 mandatos, o PS 23 e o Chega 5. Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e o PAN elegeram um deputado cada.
Reagindo aos resultados, o líder do Chega, André Ventura disse querer um « acordo de Governo » considerando que só uma « maioria clara » garante estabilidade nos Açores.
Ventura diz que uma solução parlamentar não é suficiente e que será necessário um acordo de governo entre a AD e o Chega.
O presidente do PSD/Açores e líder da coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, disse que irá governar com “uma maioria relativa”, salientando que « uma vitória nunca é uma minoria ».
“Eu governarei com uma maioria relativa. E não se trata de uma minoria, uma vitória nunca é uma minoria, é uma maioria de votos e de mandatos”, disse aos jornalistas após o seu discurso de vitória, na sede do PSD/Açores, em Ponta Delgada, ao lado do líder social-democrata, Luís Montenegro.
Com todos os votos contados, os resultados finais nas eleições regionais dos Açores foram estes:
PSD/CDS/PPM – 42,08% (26 deputados eleitos)
PS – 35,91% (23 deputados deputados eleitos)
Chega – 9,91% (5 deputados eleitos)
Bloco de Esquerda – 2,54% (1 deputado eleito)
Iniciativa Liberal – 2,15% (1 deputado eleito)
PAN – 1,65% (1 deputado eleito)
Votos em branco: 2,2%
Votos nulos: 1,2%
Abstenção foi de 49,67%