A caminho dos Óscares. « Ice Merchants ». Realizador português João Gonzalez soma prémios

Filme português « Ice Merchants » venceu prémio Annie de Melhor Curta-Metragem, o mais importante do cinema de animação nos Estados Unidos. Foi também premiado em Bruxelas, onde recebeu o prémio do público.

 

Os filmes portugueses “Nayola” e “Ice Merchants” e a coprodução portuguesa “Interdito a cães e italianos” foram premiados no Festival Internacional de Cinema de Animação – Anima, que terminou no domingo em Bruxelas.

 

De acordo com a lista de premiados divulgada pelo festival, “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, venceu o prémio de melhor longa-metragem entre os filmes da seleção oficial.

Esta é a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, com argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e cuja narrativa se situa em Angola, entre o final da guerra civil e os primeiros anos de paz.

“Nayola” foi o filme de abertura do Anima, no passado dia 17, e chega aos cinemas portugueses a 13 de abril.

O filme « Ice Merchants », de João Gonzalez, teve uma dupla premiação no fim de semana, uma vez que, além de ter ganhado o prémio norte-americano Annie de melhor curta-metragem, recebeu em Bruxelas o prémio do público na mesma categoria.

“Ice Merchants”, que é candidato aos Óscares, está atualmente em exibição nos cinemas.

O público do festival Anima também atribuiu um prémio de melhor longa-metragem de animação a “Interdito a cães e italianos”, filme do realizador francês Alain Ughetto, com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.

“Interdito a Cães e Italianos” é um filme sobre emigração italiana no início do século XX, mas é também sobre memória e laços familiares, seguindo os passos de Luigi Ughetto, avô do realizador.

O filme resulta de um trabalho de coprodução entre nove produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal.

No Anima também foram exibidos os filmes « Garrano », de David Doutel e Vasco Sá, « O homem do lixo », de Laura Gonçalves, « Slow Light », de Katarzyna Kijek e Przemyslaw Adamski, e « L’ombre des papillons », de Sofia El Khyari, ambos coproduzidos por Portugal.

Leia mais aqui sobre o filme de João Gonzalez, candidato aos Óscares:

Filme português « Ice Merchants » vence prémio Annie de Melhor Curta-Metragem, o mais importante do cinema de animação nos Estados Unidos. 

whatsapp sharing buttonO filme « Ice Merchants », do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o ‘Óscar da animação’, na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo « Pinóquio de Guillermo del Toro », da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme.

A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda « Pinóquio de Guillermo del Toro » nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

« Ice Merchants » estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de « Amok », do húngaro Balázs Turai, « Black Slide », do israelita Uri Lotan, « Love, Dad », da checa Diana Cam Van Nguyen, e « The Flying Sailor », das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

O filme de João Gonzalez  está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

“Ice Merchants” teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.

O filme está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.

Considerados os ‘Óscares’ do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor « Pinóquio de Guillermo del Toro », estavam nomeados « Turning Red – Estranhamente Vermelho », dos estúdios Pixar, « O Gato das Botas: O Último Desejo », da Dreamworks, « The Sea Beast », da Netflix, e « Wendell & Wild », uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.

Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda « Marcel the Shell with Shoes On » (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e « The Boy, The Mole, The Fox and The Horse » (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

Article précédentCAMÕES & L’ESCAMPETTE à la SORBONNE le 6 mars
Article suivantFrança é o maior importador mundial de mobiliário português