A frase que Pinto da Costa nunca disse mas que se tornou viral

Durante as cerimónias fúnebres de Pinto da Costa, no Porto, um sismo de magnitude 4.7 foi sentido nas regiões de Lisboa e Setúbal. Pouco depois, começou a circular nas redes sociais a capa dum jornal com uma fotografia do antigo presidente do FC Porto acompanhada da citação “no dia em que for enterrado, o Porto irá chorar mas Lisboa ‘irá’ sentir o abalo ». A frase, ao estilo de Pinto da Costa, nunca por ele foi dita.

Na realidade, a capa de 30 de julho de 2005 traz apenas uma alusão ao Futebol Clube do Porto, a vitória dos azuis e brancos por 2-0 diante do Boca Juniors. Já a manchete é referente à suspensão desta mesma publicação, 151 anos depois de ter lançado para as bancas o seu primeiro número.

Outros detalhes há que denunciam esta montagem, tais como a fonte de texto utilizada na capa do jornal – que se desprende totalmente da linha gráfica utilizada por este jornal – e o corpo de texto que acompanha a imagem, mas que não sofreu alterações em relação à original, sendo o seu tema a suspensão de publicações. Também a data deste número choca com o título que se lê em letras garrafais: “Jorge Nuno Pinto da Costa – 20 Anos de Presidência ». Ora, em 2005 o dirigente comemorou 23 anos à frente dos dragões…

Rádio Alfa com Bom dia Europa

Article précédentTribuna Desportiva – 17 Fevereiro 2025
Article suivantFrança convoca segunda reunião com outros europeus e Canadá