
Durante as cerimónias fúnebres de Pinto da Costa, no Porto, um sismo de magnitude 4.7 foi sentido nas regiões de Lisboa e Setúbal. Pouco depois, começou a circular nas redes sociais a capa dum jornal com uma fotografia do antigo presidente do FC Porto acompanhada da citação “no dia em que for enterrado, o Porto irá chorar mas Lisboa ‘irá’ sentir o abalo ». A frase, ao estilo de Pinto da Costa, nunca por ele foi dita.
Na realidade, a capa de 30 de julho de 2005 traz apenas uma alusão ao Futebol Clube do Porto, a vitória dos azuis e brancos por 2-0 diante do Boca Juniors. Já a manchete é referente à suspensão desta mesma publicação, 151 anos depois de ter lançado para as bancas o seu primeiro número.
Outros detalhes há que denunciam esta montagem, tais como a fonte de texto utilizada na capa do jornal – que se desprende totalmente da linha gráfica utilizada por este jornal – e o corpo de texto que acompanha a imagem, mas que não sofreu alterações em relação à original, sendo o seu tema a suspensão de publicações. Também a data deste número choca com o título que se lê em letras garrafais: “Jorge Nuno Pinto da Costa – 20 Anos de Presidência ». Ora, em 2005 o dirigente comemorou 23 anos à frente dos dragões…
Rádio Alfa com Bom dia Europa