A história da filha do diretor da PIDE que se apaixonou pela Revolução Cubana. “À procura da manhã clara”. O Livro da Semana

Livro da Semana – esta semana:

 

19, 23 e 25 Outubro: ANA CRISTINA SILVA, autora de “À PROCURA DA MANHÃ CLARA”

O LIVRO DA SEMANA, às quartas (12h30), aos domingos (14h30) e às terças (01h30). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.

“À procura da manhã clara”, um retrato de Annie Silva Pais, a filha do último diretor da PIDE, que abandonou tudo pela revolução cubana. Casada com um diplomata suíço, esta portuguesa de boas famílias, família obviamente próxima do Estado Novo, acompanhou o marido e foi para Havana em 1962. Uma viagem que lhe mudou a vida. A revolução castrista ainda fresca despertava paixões e Annie foi uma das europeias que se deixou conquistar pelo charme tropical da revolução cubana.

(Nota da Alfa: Esta história, aqui romanceada, foi publicada primeiro em reportagem no Expresso (por José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz) e, depois, em livro, « A Filha Rebelde », e deu origem a seguir a uma série na RTP, algo polémica)

 

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Ana Cristina Silva e descubra uma personagem extraordinária que trocou uma vida bem enquadrada no regime fascista português pela aventura revolucionária na Cuba socialista.

Na Rádio Alfa, na quarta-feira às 12h30 (versão curta) e no domingo às 14h30 (versão longa). Repetição na terça-feira à 01h30 (versão longa).

Entrevistas de Nuno Gomes Garcia:

td-main-content-wrap
Article précédentAlex Rins vence na Austrália, Miguel Oliveira foi 12º e Bagnaia é o novo líder
Article suivantOs conflitos sociais que se perfilam em França e as suas razões. Análise