A. Merkel. Portugueses (e outros europeus) votariam nela para « Presidente » da UE em vez de Macron

Alfa

Depois de 16 anos de Ângela Merkel, marcando como poucos a União Europeia, é  a hora da mudança. Eis três nomes com possibilidades de formarem Governo: Scholz, Laschet ou Baerbock.

Legislativas neste domingo, 26, na Alemanha. Os alemães vão às urnas para eleger os deputados que serão depois responsáveis por escolher o próximo (ou a próxima) Chanceler. Pela primeira vez, há três candidatos ao cargo e todos já estiveram à frente das sondagens. Parece certo que está à vista uma nova coligação para governar a Alemanha.

A maioria das pessoas questionadas, nomeadamente os holandeses (58%), espanhóis (57%) e portugueses (52%), votariam em Angela Merkel em vez de Emmanuel Macron para um cargo de « presidente » da Europa.

Trata-se de uma pesquisa do European Council on Foreign Relations que realça que os portugueses estão entre os três primeiros povos europeus que escolheriam Angela Merkel para um cargo de “presidente” da Europa.

European Council on Foreign Relations, um grupo de estudos internacionais fundado em 2007 e com sede em Londres, realizou uma série de sondagens sobre “o que esperam os europeus depois das eleições na Alemanha” com base no fim do que chamou “merkelismo”, a saída de Angela Merkel, de 67 anos, do cargo de chanceler para o qual foi eleita pela primeira vez em novembro de 2005.

Uma das pesquisas analisada mostra que a maioria das pessoas questionadas, nomeadamente os holandeses (58%), espanhóis (57%) e portugueses (52%), “votariam em Angela Merkel em vez de Emmanuel Macron” para um cargo de “presidente” da Europa.

A sondagem, feita em 12 países da UE (Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Países-Baixos, Polónia, Portugal e Suécia) revela que a ainda Chancheler recolheria 41% dos votos, contra 14% para o Presidente francês.

A FOTO de « despedida » de Merkel

Angela Merkel em momento insólito a dar comida a papagaios

A dois dias das eleições legislativas, que marcam a despedida da chanceler do cargo, Merkel tornou-se na notícia do fim da campanha eleitoral com esta foto que já se tornou ‘viral’:

 

Article précédentNão vai faltar o « fiel amigo » em Portugal. Quota na pesca de bacalhau aumenta 168%
Article suivantBenfica vence em Guimarães o Vitória SC e mantém percurso 100% vitorioso na I Liga