Hoje na emissão BOM DIA! Vitor Santos esteve à conversa com Hélder Martins presidente da Associação 4 Corações. A recém criada Associação 4 Corações (https://4coracoes.org/), nasceu como resposta de um grupo de amigos (envolvendo artistas, desportistas e pessoas da sociedade) que no individual não sabiam como apoiar as pessoas neste momento particular de COVID 19, e que decidiram encontrar a solução dentro de um coletivo. Neste momento envolve cerca de 90 voluntários, 1050 beneficiários e mais de 10.000 seguidores nas Redes Sociais.
Aqui fica a nossa conversa.
Como guião recorre ao exemplo francês da Associação dos RESTOS DU COEUR (www.restosducoeur.org), a qual decidiu apadrinhar a Associação em Portugal 4 Corações.
Neste momento já conta com a implementação de antenas em vários concelhos em portugal: Castelo Branco, Torres Vedras, Portalegre, Cascais e Setúbal.
O resumo de 2020 seria:
(a) Recebeu o prémio da Caixa Geral de Depósitos 2021 na área da Inovação Social;
(b) Entregou mais de 12.000 refeições quentes;
(c) Desenvolveu projetos sociais nas áreas da saúde mental, dislexia e literacia financeira em outros (em parceria com Universidades, Politécnicos, Câmaras e Empresas).
Como forma de homenagear todos os profissionais que têm estado na linha da frente, por todos nós, ao longo de todos estes meses de pandemia COVID19, a 4 Corações criou este videoclip com a música que é o hino da associação. A música, criada por Miguel Gameiro, além de homenagear todos esses profissionais, retrata também as áreas de intervenção da Associação 4 Corações e a forma como, de coração para corações, se consegue criar uma corrente de entre-ajuda, solidariedade e, sobretudo, amor.
Para 2021 tem os seguintes objetivos:
(1) Criação de pelo menos mais 10 cozinhas sociais onde serão elaborados pelos nossos Cozinheiros do Coração almoços e jantares a serem entregues: (a) às associações locais de solidariedade social que se confrontam com um enorme aumento das necessidades e (b) às pessoas que estão confrontadas uma recente e forte diminuição de rendimentos;
(2) Envolver as Entidades Locais na temática da Literacia Financeira e Dislexia;
(3) Recuperação de imóveis devolutos para criação de Casas de Abrigo para Mulheres vítimas de violência doméstica, de Casas de Abrigo para sem abrigos, Casas de Apoio a Jovens. Para cada região pretendemos envolver os Voluntários das Universidades e Politécnicos coordenados por profissionais do setor da construção civil;
(4) Projeto com Universidades e politécnicos para desenvolver soluções na área da saúde mental;
(4) Criação de um programa regular num Canal de Comunicação de âmbito nacional.
Na próxima semana sexta-feira dia 7 de Maio na emissão BOM DIA! a conversa vai ser com Miguel Gameiro uma das caras da associação e a voz do hino da iniciativa.
#4coracoes #quatrocoracoes #musica4coracoes #videoclip4coracoes #homenagem