O Livro da Semana, próximas edições:
14, 18 e 20 de junho: PAULO MOREIRAS, AUTOR DE « A VIDA AIRADA DE DOM PERDIGOTE »
O LIVRO DA SEMANA, às quartas (12h30), aos domingos (14h30) e às terças (01h30). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.
Paulo Moreiras nasceu em Moçambique, em 1969, e está de regresso ao romance com a publicação de « A vida airada de Dom Perdigote », um registo pícaro que o aproxima do seu primeiro romance, “A Demanda de D. Fuas Bagatela”, publicado em 2002, quando o Paulo tinha apenas 33 anos.
A personagem pícara de « A vida airada de Dom Perdigote » é Tanganho Perdição Fogaça, transformado em “Dom Perdigote” por três bruxas espanholas e filho adotivo de um casal de Olivença, um moleiro e uma artesã que fazia bonecos de barro. Nascido em 1580, ano em que é instituída a União Ibérica, “Dom Perdigote”, ardiloso espadachim, percorrerá então terras ibéricas até 1605, de Toledo a Sevilha, de Valladolid a Badajoz, em contínuas aventuras e desventuras, quase sempre cómicas, e tornar-se-á, por exemplo, guarda-costas de El Greco e próximo de Cervantes.
(Foto de Rui Miguel Pedrosa)
Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Paulo Moreiras e descubra a origem e a história da literatura picaresca, colocadas ao serviço de « A vida airada de Dom Perdigote ».