Abusos na Igreja/Portugal: MP arquivou nove dos 25 casos enviados pela comissão independente. Só 6 estão a ser investigados

Abusos sexuais de crianças na Igreja portuguesa: MP arquivou nove dos 25 casos enviados pela comissão independente. Das 25 denúncias enviadas pela comissão independente, que tinham originado 15 inquéritos, apenas seis estão em investigação.

O Ministério Público (MP) já arquivou nove dos 15 inquéritos que foram instaurados para averiguar denúncias de abuso sexual de crianças às mãos de membros da Igreja Católica portuguesa.

Das 25 denúncias anónimas que a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica fez chegar à Procuradoria-Geral da República (PGR) ao longo do último ano, tinham sido abertos 15 inquéritos, “sendo que alguns concentram mais do que uma participação”, segundo fonte do gabinete de Lucília Gago, citada pelo jornal Público.

Daqueles, apenas seis se encontram actualmente em investigação.

A falta de meios de prova, a impossibilidade de apurar a identidade dos ofendidos ou dos autores dos factos, a morte do denunciado ou a falta de apuramento de “indícios suficientes” da prática do crime foram os principais motivos apontados para a decisão de arquivamento dos processos.

Recorde-se que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica portuguesa recebeu 512 testemunhos validados, o que permitiu a extrapolação de, pelo menos, 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, segundo o relatório final da entidade.

 

Article précédentUcrânia/1 ano: Marcelo pretende condecorar Zelensky presencialmente e ir a Kiev “logo que possível”
Article suivantFC Porto perde com Inter de Milão na primeira mão dos ‘oitavos’ da ‘Champions’