Estudante portuguesa morre em acidente de autocarro na Hungria

Grupo de oito pessoas estava na Hungria para participar num evento escolar. Alunos são da escola secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.

Um acidente às 4 da manhã desta sexta-feira a 70 quilómetros de Budapeste provocou a morte a uma estudante portuguesa (16 anos) e ferimentos graves num outro aluno. Pais da jovem já estão a caminho da Hungria.

As duas vítimas faziam parte de um grupo de oito pessoas (duas professoras e seis alunos) que se dirigiam para Budapeste após terem participado no programa Erasmus+. O grupo pertence à Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, e os alunos frequentam o 10.º ano.

Segundo soube o DN as duas professoras e os quatro alunos que não sofreram ferimentos são esperados no aeroporto da capital húngara por elementos da embaixada, não se sabendo, ainda, se regressam a Portugal durante esta sexta-feira.

A polícia local ainda não adiantou a provável causa do acidente que envolveu o miniautocarro onde seguia o grupo. No entanto, o diretor da escola, Francisco Soares, disse na RTP3 que o acidente aconteceu quando um « pesado embateu no autocarro e daí resultou a morte da nossa aluna ».

À agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, já tinha confirmado o acidente e o « falecimento de uma portuguesa e um outro ferido grave no seguimento de um acidente grave, a cerca de 70 km da cidade de Budapeste ».

Francisco Soares explicou ainda que iriam no autocarro outros participantes do programa de mobilidade estudantil e que os alunos portugueses tinham estado uma semana na Roménia e que no momento do acidente dirigiam-se para o aeroporto de Budapeste.

Com a voz embargada e reconhecendo não ter condições para falar, o diretor do agrupamento de escolas de Faro acrescentou que o aluno que ficou ferido já « está livre de perigo ».

A polícia húngara já emitiu um comunicado sobre o acidente explicando que um « minibus com matrícula estrangeira embateu num camião em Cegléd [localidade que fica a 70 quilómetros de Budapeste] às 4.09 da manhã na estrada 4. Uma pessoa perdeu a vida ».

Alfa/DN

Article précédentChelsea elimina Eintracht Frankfurt nos penáltis e joga final da Liga Europa com Arsenal
Article suivantA “nova” organização do CDS nas Comunidades – Opinião