Afeganistão: Portugal tem capacidade financeira para acolher centenas de refugiados

Alfa

Portugal tem capacidade financeira para acolher centenas de refugiados. Horas depois de a ministra da Presidência afirmar que Portugal podia acolher cerca de 400 afegãos, o ministro Eduardo Cabrita, da Administração Interna, disse hoje que este número poderá ir « além disso ». O país tem como prioridade mulheres, crianças, ativistas de direitos humanos, magistradas e jornalistas.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinalou ser « uma questão de gestão de recursos », notando que « as prioridades de Portugal estão definidas » e assentam em receber pessoas dos grupos mais vulneráveis.

O ministro disse esta terça-feira que Portugal tem capacidade financeira para acolher « na casa das centenas » de refugiados afegãos, com prioridade para mulheres, crianças, ativistas e jornalistas.

84 pessoas (do Afeganistão) já estão no país.

« Em Portugal temos capacidade financeira, no âmbito do fundo do Asilo e Imigração » (gerido pelo seu ministério) para acolher, com os atuais recursos, pessoas na casa das centenas », declarou Eduardo Cabrita.

Falando à imprensa, em Bruxelas, no final de uma reunião dos ministros do Interior da União Europeia sobre o Afeganistão, o governante assinalou ser « uma questão de gestão de recursos ».

Article précédentRúben Semedo diz que está inocente e fala em perseguição
Article suivantAfeganistão: Joe Biden defende « sucesso extraordinário » de retirada de norte-americanos e aliados