Agosto é o mês do tomate coração de boi no Douro

Publié le 30 juillet 2018

O Douro dedica o mês de agosto ao tomate coração de boi que será o protagonista de um concurso, nos pratos dos restaurantes e numa festa de aldeia, numa iniciativa que pretende valorizar este produto das hortas durienses.

Nesta terceira edição, o Concurso Tomate Coração de Boi realiza-se no dia 24 de agosto e o palco para a prova é a Quinta do Vallado, no Peso da Régua.

A organização do evento está a cargo de Abílio Tavares da Silva, produtor dos vinhos Foz Torto, e Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação Greengrape, que desenvolve o projeto de animação turística e produção de eventos alltodouro.com.

O concurso “visa contribuir para a valorização e promoção deste produto”, que encontra no Douro as condições ideais para o seu amadurecimento, “bem como revitalizar a tradição das hortas de quinta nesta região vinhateira”.

“São estas virtudes naturais que os produtores de vinho do Douro valorizam quando mantêm vivas as hortas de quinta e a produção do tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local. É este também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade”, salientou a organização.

O concurso reúne vários especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, desde chefes de cozinha como Vítor Sobral, Miguel Castro e Silva e Leopoldo Calhau, enólogos ou jornalistas.

A par do concurso, e durante todo o mês de agosto, a organização convida os restaurantes da região a participarem no “Mês do Tomate”, propondo a inclusão nas ementas de pratos inspirados neste produto.

Em todos os restaurantes aderentes vai ser possível degustar o tomate coração de boi em saladas, com azeite e flor de sal, ou em pratos especiais concebidos para esta quinzena.

A iniciativa cruza-se ainda também com o projeto Capella, que visa o desenvolvimento da economia local e que tem levado à praça e capela de Arroios, em Vila Real, a arte, a cultura, a música e os produtos locais.

No dia 25, realiza-se neste espaço uma prova de tomate combinado com diferentes perfis de azeite e flor de sal.

Terminada a prova, os participantes são convidados a participar, no largo da aldeia, na décima edição do Mercadinho da Capella, um misto de venda de produtos das hortas locais, com destaque para o tomate, e lugar de festa, com animação e petiscos.

A capela de Arroios é um imóvel de estilo Barroco, classificado como Monumento de Interesse Público desde 1993.

Alfa/Lusa


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background