Aktürkoglu marca três na goleada ao Rio Ave para a quarta vitória seguida do Benfica no campeonato

Benfica player Muhammed Akturkoglu celebrates after scoring the second goal against Rio Ave during their Portuguese First League Soccer match held at Luz Stadium in Lisbon, Portugal, 27 October 2024. RODRIGO ANTUNES/LUSA

 O Benfica recolocou-se hoje no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear por 5-0 na receção ao Rio Ave, em jogo da nona jornada, em que o Sporting de Braga voltou às vitórias.

A figura do encontro, e da época do Benfica, foi o turco Kerem Aktürkoglu, que fez um ‘hat-trick’ em pouco mais de meia hora, marcando aos 12, 16 e 45+2 minutos para decidir o encontro com os vila-condenses, que ainda sofreram mais dois golos na segunda parte, por Schelderup (79) e Amdouni (81).

O extremo de 26 anos transfigurou o futebol dos ‘encarnados’ e soma já oito golos em sete jogos disputados em Portugal, ajudando ao pleno de vitórias no campeonato do técnico Bruno Lage.

A jogar em casa, o triunfo tranquilo, que chegou à ‘mão cheia’ no segundo tempo, ajudou as ‘águias’ a recuperarem da derrota a meio da semana, na receção ao Feyenoord (3-1), na Liga dos Campeões, e a recuperar o terceiro posto, com 19 pontos, tendo ainda por terminar a visita ao Nacional.

Com este resultado, a quarta vitória seguida na Liga, ficam a dois pontos do FC Porto, segundo e que só joga na segunda-feira, e a oito do líder Sporting, que no sábado venceu 3-0 em casa do Famalicão.

A um ponto está o Santa Clara, no quarto lugar, depois do triunfo dos açorianos ante o Gil Vicente (2-1), enquanto este resultado deixou os ‘rioavistas’ numa série de cinco jogos seguidos sem vencer, no 13.º lugar, com oito pontos.

Antes, o Sporting de Braga voltou às vitórias no campeonato, após o desaire com o FC Porto (2-1), à custa do lanterna-vermelha do campeonato, o Farense, vencendo em casa por 2-0.

A equipa às ordens de Carlos Carvalhal vinha ainda de outra derrota, com o Bodo/Glimt (2-1), na Liga Europa, e este triunfo, com tentos de Gharbi, aos 41, e El Ouazzani, aos 70, permitiu aos minhotos ocuparem o quinto lugar.

Com 17 pontos, os ‘bracarenses’ seguem no encalço do pódio, a dois pontos do Benfica, enquanto o Farense, que tinha somado os quatro pontos que soma atualmente nas últimas duas jornadas, voltou às derrotas, seguindo em 18.º e último.

Na Amadora, o Estrela ‘segurou’ o Vitória de Guimarães, que acusou a viagem de regresso da Suécia após vencer o Djurgarden (2-1) a meio da semana, para a fase de liga da Liga Conferência, depois de os minhotos se adiantarem por duas vezes e, nas duas, consentirem o empate.

Um grande remate de Nuno Santos, a responder de primeira a um canto de Tiago Silva, adiantou os ‘vimaranenses’, aos 43 minutos, mas Bucca empatou, aos 45+1, para os ‘tricolores’, e a história repetiu-se no segundo tempo – Tiago Silva marcou, de penálti, aos 69, e de penálti Rodrigo Pinho marcou, aos 84, resgatando um ponto.

Contas feitas, o Vitória somou o quarto jogo seguido sem vencer no campeonato, empatando pela terceira vez seguida, e é sexto, com 15 pontos, enquanto o Estrela é 16.º e antepenúltimo, em posição de play-off de manutenção, com apenas seis.

A nona jornada fecha na segunda-feira, com o AVS-FC Porto, pelas 21:15 (hora em Paris).

 

Resultados da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol:

– Sexta-feira, 25 out:

Casa Pia – Nacional, 1-0 (1-0 ao intervalo)

Santa Clara – Gil Vicente, 2-1 (2-1)

 

– Sábado, 26 out:

Estoril Praia – Arouca, 4-1 (2-1)

Boavista – Moreirense, 0-2 (0-1)

Famalicão – Sporting, 0-3 (0-0)

 

– Domingo, 27 out:

Sporting de Braga – Farense, 2-0 (1-0)

Benfica – Rio Ave, 5-0 (3-0)

Estrela da Amadora – Vitória de Guimarães, 2-2 (1-1)

 

– Segunda-feira, 28 out:

AVS – FC Porto, 21:15

 

Com Agência Lusa.

Article précédentPASSAGE À NIVEAU – 27 Outubro 2024
Article suivantPortugal. Funeral de Odair Moniz reuniu centenas de pessoas na Amadora