André Ventura « passou a noite » com simpatizantes e militantes do Chega no restaurante Buçaco em Saint-Maur-des-Fossés.
Segundo informações da Rádio Alfa, o presidente do Chega esteve ontem à noite, sábado 17 de fevereiro, na região parisiense, junto de seus apoiantes da Comunidade portuguesa em França.
Depois da chegada ao aeroporto de Orly por volta das 18h30 – onde foi visto por duas fontes da Alfa -, Ventura chegou ao restaurante Buçaco, em Saint-Maur-des-Fossés (94), às 21h30. A vinda do presidente do partido de extrema-direita a terras de França esteve em segredo até bem tarde e nem toda a comunicação social foi avisada. Por que motivo? Até agora, não temos resposta.
André Ventura já estava no restaurante há quase uma hora quando, pelas 22h20, o Chega publicou na rede social Facebook três fotos do homem político rodeado de militantes com bandeiras portuguesas e bandeirolas do partido. A publicação foi logo partilhada pelo próprio Presidente do Chega.
André Ventura, José Dias Fernandes, Diogo Pacheco de Amorim, Nathalie Da Conceição Carvalho…
André Ventura estava nomeadamente acompanhado por José Dias Fernandes (empresário radicado na região parisiense, candidato do Chega às eleições Legislativas de 10 de março de 2024, pelo círculo eleitoral da Europa) e por Diogo Pacheco de Amorim (deputado do Chega na Assembleia da República, pelo distrito do Porto, mas também adjunto da direção nacional e coordenador do Departamento das Comunidades Portuguesas do partido).
Saliente-se que Diogo Pacheco de Amorim é um antigo membro do Movimento Democrático de Libertação de Portugal: organização terrorista que esteve ativa durante o período que se seguiu à revolução de 25 de abril de 1974.
Na mesa de Ventura, estava também Nathalie Da Conceição Carvalho (deputada Rassemblement National do departamento de l’Essonne).
Visivelmente, diversos membros do Chega estavam a par da vinda de André Ventura à região parisiense. No entanto a acumulação de informações algo difusas levou à circulação de alguns rumores surpreendentes na região. Certos boatos indicavam que, nessa mesma noite de sábado, André Ventura ia passar na « sala paroquial » da Igreja do Sagrado Coração de Gentilly.
Uma noite na Igreja de Gentilly organizada por uma associação próxima do Chega
Relembre-se que a associação « O Fiel Amigo O Bacalhau » organizava nesse local uma noite de fado (com Tereza Carvalho) seguida de animação musical (com os « 100 Limit »), ontem à noite. A informação não é anódina e tem alguma importância porque « O Fiel Amigo O Bacalhau » é uma associação que tem ligações com a extrema-direita portuguesa. O grupo pretende « preservar as tradições e cultura portuguesa » – já a própria expressão « O Fiel Amigo O Bacalhau » é uma expressão de António de Oliveira Salazar; a campanha do bacalhau sendo uma das obras mais emblemáticas do sistema corporativo salazarista. O presidente da associação é José Dias Fernandes, que referimos mais acima. Ou seja, a noite de fado seguida de animação musical na « sala paroquial » da Igreja do Sagrado Coração de Gentilly era organizada por um representante político do Chega: daí, os rumores sobre a ida ao templo, de André Ventura.
De notar que, a ser verdade, se André Ventura tivesse mesmo ido à Igreja do Sagrado Coração de Gentilly, um problema importante surgiria então: a Igreja é lugar para comícios políticos e reuniões partidárias?
Ao tomar conhecimento destes boatos, a Rádio Alfa entrou em contacto com o Padre Leandro Garcês, pároco da Igreja. Por telefone, o sacerdote confirmou e insistiu que « não, André Ventura não vem à Igreja ». Mais tarde, a própria artista da noite também deixou um comentário numa publicação Facebook do livreiro João Heitor, para desmentir: « a única certeza que eu tenho é que a nossa noite não tem nada a ver com políticas mas sim com cultura portuguesa e fado! Eu não tenho partido! Eu sou Portugal ».
A Radio Alfa está em condições de informar que, de facto, André Ventura não esteve presente no jantar da « sala paroquial » da Igreja do Sagrado Coração de Gentilly. Mas discursou nessa noite no restaurante Buçaco, em Saint-Maur-des-Fossés. E a Rádio Alfa não foi previamente avisada.
Didier Caramalho
« André Ventura diz o que as pessoas querem ouvir » segundo Vítor Matos