“António Variações, entre Braga e Nova Iorque”, de Manuela Gonzaga. O Livro da Semana

O Livro da Semana, próximas edições:

29 de MAIO, 2 e 6 DE JUNHO: MANUELA GONZAGA, autora de “ANTÓNIO VARIAÇÕES, ENTRE BRAGA E NOVA IORQUE”

O LIVRO DA SEMANA, às quartas (13h30), aos domingos (14h30) e às quintas (03h). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.

Ou ouça aqui:

 

O nome António Joaquim Rodrigues Ribeiro talvez não vos diga nada, mas se dizermos António Variações, já o sininho no vosso cérebro dá uma badalada. Falamos afinal do grande artista que animou os primeiros anos de explosão democrática que pôs fim ao triste cinzentismo do fascismo português. António Variações foi, sem dúvida, um português à frente do seu tempo. Um cabeleireiro que, depois de passar por Amesterdão em finais do anos 70, regressou a Portugal para revolucionar a música.

Faz, agora, em junho, 40 anos que António Variações nos abandonou, deixando uma marca indelével na música portuguesa.

E é essa vida curta, mas impactante, que Manuela Gonzaga, uma das mais talentosas biógrafas portuguesas, retratou, com a habilidade do costume, no seu livro “António Variações, entre Braga e Nova Iorque”.

Manuela Gonzaga é autora de mais de uma dezena de livros, que vão desde a literatura infantojuvenil ao romance, passando, claro está, pela biografia, nasceu no Porto e passou uma boa parte da sua juventude em Angola e Moçambique. Estudou História da Expansão Europeia, é ativista política e tem obra traduzida em França. Neste programa vamos falar de António Variações.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Manuela Gonzaga e descubra uma biografia que nos conta a história de um artista fascinante.

Article précédentEleições/Madeira: PSD e PS procuram aliados após vitória laranja sem maioria absoluta
Article suivantSÓ FADO – 24 DE MAIO 2024