
Brexit não travou emigração para o Reino Unido: mais de 23 mil portugueses saíram nos últimos 12 meses
Mãos à obra, incentiva o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, junto a uma placa onde se lê “Get Brexit Done” (Vamos concluir o Brexit) – Foto BEN STANSALL / REUTERS
A Segurança Social britânica registou, nos últimos doze meses, um aumento de 27% no número de trabalhadores portugueses inscritos
Em 2016, o Brexit assustou muitos portugueses que queriam emigrar para o Reino Unido. A vontade de sair, contudo, parece não ter desaparecido, revela o “Jornal de Notícias” esta sexta-feira.
A Segurança Social britânica registou, nos últimos doze meses, um aumento de 27% no número de trabalhadores portugueses inscritos: chegaram 23570 portugueses ao Reino Unido enquanto no período homólogo anterior haviam sido apenas 18494.
Segundo o “JN”, a tendência de saídas começou a ser invertida no último trimestre do ano passado. Ao nível da União Europeia, nenhum país teve tantos emigrantes a rumar ao Reino Unido como Portugal; no espectro mundial, só a Índia e o Paquistão tiveram mais cidadãos a entrar no país.
Rui Pena Pires, presidente do Observatório da Emigração, estima um aumento em 2019 na ordem dos 15%, quando no ano passado sofrera uma redução de cerca de 50%, atingindo o valor mais baixo desde o boom do início desta década.