Associação Gaivota celebra 20 anos com espetáculo de fado no consulado de Portugal em Paris

A associação Gaivota, que junta amantes e artistas do fado em França, celebrou os seus 20 anos com um concerto especial no consulado de Portugal em Paris, na noite em que se celebrou em França a Festa da Música.

« Esta é a melhor maneira para festejar este álbum da Gaivota. Estou feliz que o consulado tenha proposto esta data, porque é um sinal que o universo nos está enviar para celebrar esta Festa da Música », disse Maria José Henriques, presidente da associação Gaivota, em declarações à agência Lusa.

 

 

O consulado de Portugal em Paris encheu-se ao fim da tarde de terça-feira para receber um concerto do fadista Jorge Fernando e do guitarrista Custódio Castelo, por onde também passaram outros artistas que participaram nas tardes de fado organizadas pela Gaivota na região parisiense há mais de 20 anos.

« A ideia da criação desta associação nasceu num restaurante português aqui na região parisiense, onde nos encontrávamos todos os amantes de fado, artistas, músicos e daí eu achava que não havia nada que ligasse os artistas e as pessoas que gostavam de fado aqui em França », explicou Maria José Henriques.

Rapidamente depois da constituição da associação Gaivota, nome emprestado do conhecido fado de Amália Rodrigues, encontrou uma casa na cidade de Bry-sur-Marne, onde a cada terceiro domingo do mês o coletivo promove uma tarde de fado aberta a todos os amantes deste género musical, reunindo mais de 100 pessoas.

« Têm surgido muitos talentos e imensas vozes, temos na associação uma cantora francesa, que é jovem, e se apaixonou pelo fado e por Portugal. Essa é a maior recompensa que podemos ter, que é ver outras nacionalidades a conhecerem, gostarem e investirem no fado », explicou Maria José Henriques.

A própria associação não agrega só portugueses, mas tem também muitos franceses que gostam deste estilo musical, desejam conhecer mais sobre Portugal e gostam de momentos conviviais.

Para celebrar o 20.º aniversário, a associação lançou um CD especial com temas gravados pelos artistas que se apresentam nas tardes de fados em Bry-sur-Marne e dois temas originais criados e gravados especialmente para este álbum.

A associação espera agora levar o concerto de Jorge Fernando e Custódio Castelo a diferentes salas de espetáculo em França, continuando a promover as tardes de fado tradicional onde entre fado profissional e vadio, continua a promover a música portuguesa.

 

Com Agência Lusa.

Fotos. Facebook Gaivota

Article précédentQatar proíbe sexo fora do casamento durante Mundial
Article suivantJosé Fonte eleito jogador do ano no Lille em época em que foi totalista