Ataque a tiro no centro de Paris. Pelo menos três mortos e vários feridos.

Noticia em atualização – Um ataque a tiro no centro de Paris provocou pelo menos três mortos e vários feridos esta sexta-feira 23, antes do meio-dia. A polícia francesa já deteve pelo menos um homem, mas a operação ainda está a decorrer.

Os disparos aconteceram na rua d’Enghien, no 10.º bairro da capital francesa, perto do Centro Cultural Curdo Ahmet-Kaya. Segundo uma testemunha, foram disparados « cerca de sete a oito tiros ». Uma fonte policial afirma que o homem detido é francês e tem 69 anos.

O suspeito, cognominado William M., já é conhecido da polícia « por atos de violência cometidos em 2016 e por tentativa de homicídio num campo de migrantes no 12.° barrio de Paris a 8 de dezembro de 2021 ». Ele seria, segundo Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris, de « extrema-direita ».

As motivações do ataque ainda não são conhecidas. Para já, as autoridades não estão a tratar o caso como se fosse um ataque terrorista. O Ministério Público de Paris abriu por agora “uma investigação sobre o homicídio, homicídio voluntário e violência agravada”.

Manifestação organizada sábado, Place de la République em Paris

Segundo Le Monde, as três vítimas eram militantes curdos. Há vários feridos em estado grave. Após o ataque, o Conselho Democrático Curdo em França (CDCF) apelou à uma « grande manifestação amanhã, sábado às 12h, Place de la République em Paris ».

Polícia pede aos parisienses que « evitem a zona » do ataque

No Twitter, a polícia pede aos parisienses que « evitem a zona » e « deixem os serviços de emergência actuar » no bairro que inclui o Grand Rex ou a porta de Saint-Denis, o seja o centro de Paris.

https://twitter.com/prefpolice/status/1606246708140072960?s=20&t=3DKyeBz2gM_K9fimWwewCQ

Elisabeth Borne fala num « acto odioso »

No Twitter, Elisabeth Borne fala num « acto odioso ». A Primeira-Ministra também aproveitou para agradecer à polícia e aos bombeiros de Paris.

 

td-main-content-wrap
Article précédentArouca dá a volta ao resultado e está nas meias-finais da Taça da Liga
Article suivantTiroteio Paris: 3 mortos e 3 feridos