Alfa
A campanha eleitoral para as autárquicas portuguesas do próximo domingo, 26, entrou na reta final e animou bastante com todos os principais líderes, incluindo o Primeiro-ministro e chefe do PS, António Costa, a ocuparem constantemente o terreno. No início da última semana antes do voto, a principal surpresa veio de Rui Rio, que anunciou não se recandidatar à liderança do PSD se alcançar « igual ou pior ou muito pouquinho melhor” do que o resultado de 2017.
Foi o próprio que o disse numa entrevista à Rádio Renascença. O líder do partido « laranja » disse mesmo que é preciso « encurtar fortemente » a distância para o PS que governa atualmente mais 61 municípios no país do que o PSD.
As sondagens dão o PSD com más perspetivas, mas Rui Rio recusou os cenários das sondagens cuja maior parte, diz ele, são “inventadas para criar dinâmicas de vitória ou de derrota”.
« Na segunda-feira, quando se analisar com calma os resultados é que vamos ver se tivemos um resultado satisfatório ou bom ou se foi fraco », conluiu Rui Rio na entrevista.