
Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas, esta terça-feira, em dois acidentes em cadeia na A63, que envolveu, pelo menos, 100 veículos, entre os quais está um autocarro português.
A viatura em questão pertence à empresa FlixBus e, segundo o Correio da Manhã, tem matrícula portuguesa. De acordo com a France 3, o acidente ocorreu cerca das 07:00, perto de Bordéus, quando um camião colidiu com o separador central, ao mesmo tempo que outro camião, que transportava materiais inflamáveis, tombou.
A estrada, perto da saída de Saint-Geours-de-Maremne, está cortada nos dois sentidos desde o início da manhã e assim deverá permanecer até ao final do dia. Para já não há previsões para a reabertura do troço ao trânsito.
O segundo ocorreu numa estrada secundária. Estes sinistros acontecem no contexto de um intenso episódio de frio, que levou o Météo-France a colocar 38 departamentos em aviso laranja devido a neve e gelo, tornando as Landes, por enquanto, o departamento mais afetado.
De acordo com a BFMTV, o duplo acidente provocou um choque em cadeia entre cerca de 100 viaturas. Dezenas de condutores ficaram presos, tendo as autoridades já ativado um plano de contingência para evacuar o local. O gelo que se encontrava na estrada, causado pelas baixas temperaturas, terá estado na origem do acidente.
As autoridades investigam agora as circunstâncias precisas do acidente.
Rádio Alfa