Alfa
(foto de abertura publicada pela Câmara Municipal de Lisboa)
Bica vence Marchas Populares de Lisboa
Bairro Alto ficou em segundo lugar e em terceiro Alfama, acrescentou, em comunicado, a EGEAC.
Foto: Marcha da Bica venceu o concurso desta ano. Por José Frade/EGEAC:
Outros 17 grupos competiram este ano: Marvila (4.º lugar), Alto do Pina (5.º), Alcântara (6.º), Madragoa (7.º), Carnide (8.º), Penha de França (9.º), Mouraria (10.º), São Vicente (11.º), Bairro da Boavista (12.º), Belém (13.º), Castelo (14.º), Olivais (15.º), Santa Engrácia (16.º), Graça (17.º), São Domingos de Benfica (18.º), Ajuda (19.º) e Lumiar (20.º).
A EGEAC deu conta de outras distinções: Alfama e Bica ganharam na categoria de Melhor Coreografia, enquanto que a Melhor Cenografia foi para Alfama e Lumiar.
O Melhor Figurino foi atribuído a Alcântara, Alfama e Madragoa. A distinção de Melhor Letra foi para Alfama e Bica.
Alfama venceu também na Melhor Musicalidade e na Melhor Composição Original com « A Sina do Estivador », juntamente com « A Vedeta é Carnide » de Carnide.
O Melhor Desfile da Avenida foi para as marchas do Bairro Alto e da Bica.
A Marcha Infantil das Escolas de Lisboa abriu a 89.ª edição do desfile na Avenida da Liberdade, seguindo-se as três marchas extraconcurso: Santa Casa, « A Voz do Operário » e Mercados, indicou a EGEAC, na mesma nota.
A tradição dos « casamentos de Santo António » também foi cumprida: no quadro do evento, realizaram-se 16 cerimónias na capital.