Alfa
Os cinco maiores bancos que operam em Portugal – Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander, Millennium BCP, Novo Banco e BPI registaram lucros num total de 2.619,4 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma subida de 31,4% face ao mesmo período do ano passado.
A notícia é destacada esta sexta-feira pela generalidade da imprensa portuguesa.
Mas o semanário Expresso acrescenta que não são apenas os bancos a registarem neste ano lucros muito elevados.
« Pelo terceiro ano consecutivo, as empresas da Bolsa nacional voltaram a bater recordes com os lucros obtidos nos primeiros seis meses do ano. No total, as empresas que já apresentaram números atingiram um resultado líquido conjunto de €3015 milhões entre janeiro e junho, o que representa uma subida de cerca de 27,5% face ao período homólogo. Significa isto que estas 13 cotadas do PSI lucraram perto de €17 milhões por dia nestes seis meses », escreve o semanário.
No caso da banca, para atingir resultados tão altos, continuou a contribuir a valorização da margem financeira (a diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos). A CGD foi o banco que apresentou lucros mais elevados, com 889,3 milhões de euros, numa subida de 46,3% em termos homólogos.