Bebe oito copos de água por dia? Estudos dizem que pode estar a fazer mal

Publié le 29 janvier 2020

Vários estudos dizem que devemos manter o corpo bem hidratado. Há até quem defenda que se devem beber oito copos de água por dia, no entanto isso pode não ser o mais correto.

Nem correto nem “sensato”, como diz Stuart Galloway, professor de fisiologia, exercício e nutrição na Universidade de Stirling, na Escócia. Para o especialista, deve beber-se água quando se sente sede. “Como seres humanos, temos um sistema homeostático, portanto, quando precisamos de água, temos sede”, afirma. Ao bebermos água quando sentimos sede, estamos a manter o nível de água do corpo em cerca de 1-2% do seu estado ideal.

Esta conclusão permitiu perceber que podemos não sentir sede até perdermos água no corpo e isso não nos prejudica.

Mas, de acordo com o jornal The Guardian, a desidratação pode tornar-se uma ameaça à medida que envelhecemos. Quanto mais idade temos, mais depressa começamos a ter menos a sensação de sede. É nestes momentos que se deve ter mais atenção e beber água com maior regularidade.

Hidratação e outros benefícios para a saúde

Além de nos manter hidratados, a água traz outros benefícios para a saúde. Beber água pode funcionar como uma via rápida para manter uma pele brilhante, os olhos brilhantes e os níveis de energia elevados.

Beber água pode ainda funcionar como um meio de desintoxicação. Galloway explica que, ao beber água, “os rins fazem um bom trabalho e separam o que é preciso reter do que é preciso libertar”.

Água em excesso pode ser prejudicial

Amanda Burls, professora na área de saúde pública da City, Universidade de Londres, alerta que beber muita água pode ser prejudicial à saúde ou até mesmo matar. De acordo com a profissional, a intoxicação por água ocorre quando a quantidade de eletrólitos no corpo se torna desequilibrada pela ingestão excessiva de água, interrompendo a função cerebral.

Desidratação: uma das causas mais comuns de dores de cabeça

Diz-se que a desidratação é a causa mais comum de dores de cabeça e, em 2015, Burls, investigadora, debruçou-se sobre a questão. De facto, a profissional concluiu que “a desidratação crónica leve pode causar dores de cabeça. O aumento da ingestão de água pode ajudar”.

Oito copos de água por dia

Apesar de haver quem não concorde com esta medida, nos EUA, o conselho mais popular para que as pessoas se mantenham hidratadas passa mesmo por beber oito copos de água por dia, o que equivale a dois litros. A “regra 8×8” surgiu através de um nutricionista em 1974, Fredrick J. Stare.

No Reino Unido, por sua vez, o serviço nacional de saúde diz que é aconselhável que se beba entre seis a oito copos. Ou então, cerca de 1,5 litros. E recorda que é também possível obter líquidos através dos alimentos.

 

Alfa/Viver com Saúde.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background