Benfica confirma festa do título na Luz com triunfo sobre o Santa Clara

Benfica players celebrate after winning the Portuguese Soccer Championship and the Portuguese First soccer match against Santa Clara at Luz stadium in Lisbon, 27th May 2023. Benfica wins the championship for the 38th time. PAULO CUNHA/LUSA

O Benfica conquistou hoje o 38º título da sua história, batendo em casa o Santa Clara (3-0), de nada valendo ao FC Porto o triunfo sobre o Vitória de Guimarães, no adeus da I Liga de futebol.

Na 34ª e última (e também decisiva) jornada, ‘encarnados’ e ‘dragões’ marcaram ambos três golos e alcançaram exatamente o mesmo resultado, mas a equipa de Roger Schdmit beneficiou dos dois pontos de vantagem na tabela para fazer a festa no Estádio da Luz, após uma ‘seca’ de três temporadas.

O FC Porto ‘entregou’ as faixas de campeão ao rival lisboeta e acaba com um prémio de consolação, com o avançado iraniano Mehdi Taremi a sagrar-se o melhor marcador desta edição da I Liga, com 22 golos.

Numa Luz lotada, Gonçalo Ramos (07 minutos), Rafa (28) e Grimaldo (60), de grande penalidade, confirmaram o primeiro lugar para o Benfica, num encontro perante um Santa Clara que entrou no relvado já despromovido e que confirmou o último lugar.

 

Benfica players celebrate with their head coach Roger Schmidt after winning the Portuguese Soccer Championship and the Portuguese First soccer match against Santa Clara at Luz stadium in Lisbon, 27th May 2023. Benfica wins the championship for the 38th time. MIGUEL A. LOPES/LUSA

 

À espera de um deslize para chegar ao bicampeonato estava o FC Porto, mas tal não aconteceu, apesar da formação de Sérgio Conceição ter cumprido a sua obrigação, com golos Taremi (08 minutos), Otávio (32) e Evanilson (39).

O Vitória de Guimarães, que atuou com menos unidade a partir dos 83 segundos de jogo, por expulsão direta de Handel, saiu derrotado do Dragão e caiu para o sexto posto, que obriga a efetuar mais uma pré-eliminatória na Liga Conferência Europa, devido ao triunfo do Arouca no Algarve (2-0).

O Arouca chegou ao quinto posto e igualou a sua melhor classificação de sempre, com golos de Antony, aos 49 minutos, e Alan Ruiz, aos 51, a baterem o Portimonense, 15.º classificado.

Em Trás em Montes, o Boavista goleou o Desportivo de Chaves, por 4-1, num encontro com três expulsões para a equipa da casa. Seba Pérez (37 minutos), Bozenik (42 e 62) e Makouta (81) marcaram os golos dos boavisteiros, enquanto Héctor Hernández (46) fez o tento dos flavienses, que viram Guima, Benny e Abbas serem expulsos aos 67, 69 e 89, respetivamente.

O Boavista fecha a I Liga 2022/23 no nono lugar, enquanto o Desportivo de Chaves ficou com a sétima posição, com 46.

O Gil Vicente fechou a participação no campeonato com uma vitória caseira sobre o Casa Pia, por 1-0, com um golo do avançado espanhol Fran Navarro, que terminou a I Liga com 17 tentos, enquanto Marítimo, antepenúltimo, perdeu na casa do Estoril, por 3-1, num encontro em que deverá ter perdido Fábio China e René, expulsos, para a primeira mão do ‘play-off’ de manutenção com o Estrela da Amadora, terceiro da II Liga.

Os jogos serão em 03 e 11 de junho.

A edição 2022/23 da I Liga fica oficialmente terminada ainda hoje, com o Sporting de Braga a receber o Paços de Ferreira.

 

 Resultados da 34ª jornada da I Liga de futebol:

– Sexta-feira, 26 mai:

Rio Ave – Famalicão, 2-2 (0-2 ao intervalo)

Vizela – Sporting, 1-2 (1-1)

 

– Sábado, 27 mai:

Gil Vicente – Casa Pia, 1-0 (0-0)

Desportivo de Chaves – Boavista, 1-4 (0-2)

Estoril Praia – Marítimo, 3-1 (1-0)

Portimonense – Arouca, 0-2 (0-0)

FC Porto – Vitória de Guimarães, 3-0 (3-0)

Benfica – Santa Clara, 3-0 (2-0)

Sporting de Braga – Paços de Ferreira, 3-0 (2-0)

 

Com Agência Lusa.

 

Article précédentParis Saint-Germain conquista 11.º título de campeão francês 
Article suivantFutebol: reflexões sobre uma festa benfiquista anunciada. Crónica