Benfica e Sporting de Braga necessitaram de golos tardios para vencerem na visita ao lanterna-vermelha Estoril Praia (1-0) e na receção ao penúltimo colocado Rio Ave (2-1), respetivamente, na oitava jornada da I Liga de futebol.
Na Amoreira, um cabeceamento letal do defesa central António Silva, aos 90+3 minutos, conferiu uma vitória sofrida dos campeões nacionais, que se isolaram provisoriamente no topo da prova, com 21 pontos, dois sobre o Sporting, que recebe o Arouca no domingo.
O Benfica chegou ao sétimo triunfo consecutivo na prova, uma semana depois da vitória caseira no clássico com o FC Porto (1-0), sendo que, pelo meio, saiu derrotado da visita aos italianos do Inter Milão (1-0), da segunda ronda do Grupo D da Liga dos Campeões.
Já o Estoril somou a segunda derrota seguida sob orientação de Vasco Seabra e está na 18.ª e última posição, com quatro pontos, tendo sofrido golos decisivos no tempo de compensação pela quinta vez, contexto que já implicou quatro derrotas e um empate.
Dramática também foi a vitória do Sporting de Braga perante o Rio Ave, com os tentos do francês Simon Banza, aos 90+1 minutos, e do espanhol Abel Ruiz, aos 90+6 – ambos na sequência de cruzamentos protagonizados na direita pelo suplente Roger Fernandes, de apenas 17 anos – a darem a volta ao golo do colombiano Leonardo Ruiz, logo aos cinco.
Os minhotos, que se tinham imposto igualmente nos ‘descontos’ a meio da semana face aos alemães do Union Berlim (3-2), no Grupo C da Liga dos Campeões, atingiram o seu quarto triunfo seguido em todas as provas e igualaram a melhor sequência desta época.
Em contraste com a retoma do Sporting de Braga, que subiu provisoriamente à terceira posição, com os mesmos 16 pontos do FC Porto, quarto colocado e anfitrião no domingo do Portimonense, o Rio Ave ‘tombou’ para a zona de descida e é 17.º, com cinco pontos.
Os vila-condenses averbam três derrotas seguidas e não ganham há sete jogos, mas até estiveram quase a dobrar a vantagem no quarto de hora final, fruto de um golo de Fábio Ronaldo, que foi invalidado pelo videoárbitro (VAR), por posição ilegal no início do lance.
Do 18.º e derradeiro posto saiu o Desportivo de Chaves, ao protagonizar igualmente uma reviravolta vitoriosa em casa sobre o Gil Vicente (4-2), fruto de um ‘hat-trick’ do espanhol Héctor Hernández (26, 81 e 90+8 minutos), que se destacou como melhor marcador da prova, com sete golos, e de um tento de Sandro Cruz (58), que ‘anularam’ as conclusões certeiras de Félix Correia (19) e do suíço Maxime Dominguez (39) a favor dos visitantes.
Os flavienses triunfaram pela primeira vez em casa, continuam invictos desde a chegada do treinador Moreno Teixeira e ‘saltaram’ para o 13.º lugar, com sete pontos, dois abaixo do Gil Vicente, nono colocado, que averbou a quarta derrota em outros tantos jogos fora.
Na metade inferior da classificação mantêm-se Farense e Vizela, que empataram 0-0 no Algarve, elevando para três e quatro as suas sequências de jogos sem vitórias na I Liga.
Os ‘leões’ de Faro travaram um ciclo de duas derrotas e ‘seguraram’ a 12.ª posição, com sete pontos, mais um do que o clube minhoto, 13.º, que empatou pela segunda vez fora.
Resultados da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol:
– Sexta-feira, 06 out:
Moreirense – Boavista, 1-1 (1-1 ao intervalo)
– Sábado, 07 out:
Desportivo de Chaves – Gil Vicente, 4-2 (1-2)
Farense – Vizela, 0-0
Sporting de Braga – Rio Ave, 2-1 (0-1)
Estoril Praia – Benfica, 0-1 (0-0)
– Domingo, 08 out:
Casa Pia – Estrela da Amadora, 16:30
Famalicão – Vitória de Guimarães, 16:30
FC Porto – Portimonense, 19:00
Sporting – Arouca, 21:30
Com Agência Lusa.