Rui Vitória fala sobre o jogo e O ASSÉDIO DO OLYMPIQUE DE LYON A RÚBEN DIAS
« Eu gosto disto e quero isto. Risco têm os bombeiros que andam a apagar fogos »
O Benfica joga na terça-feira (20h em Paris), em Istambul, a segunda mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões contra o Fenerbahce, após vencer (1-0) em casa, na semana passada. Rui Vitória garantiu não sentir qualquer pressão, desvalorizando, na conferência de antevisão à partida, uma pergunta sobre se o jogo afetará o seu futuro no clube da Luz
« Passou um jogo e ficámos em vantagem no marcador. Amanhã é um jogo de história diferente. Vamos encontrar uma equipa difícil, a jogar no seu reduto, mas vamos à procura do golo. Sabemos que temos um adversário que nos vai querer ganhar e encostar atrás, mas temos de ser corajosos e determinados. As dinâmicas estão instaladas, a minha equipa tem uma forma muito característica de jogar e vamos defender e atacar como queremos. »
SLIMANI E JONAS
« Conhecemos o Slimani muito bem, é um belíssimo jogador. Mas não vivemos com as questões dos ‘ses’. Acho que é um belíssimo reforço para o Fenerbahce.
Em relação ao Jonas, não está presente. Não tem feito uma pré-temporada como queríamos, fruto de uma série de circunstâncias e, fundamentalmente, fruto de lesões. Agora que se resolveram as questões contratuais, lesionou-se no treino antes de seguirmos [para Istambul]. Todos os jogadores estão prontos para dar uma resposta. Assim tem sido e assim vai ser.
Até ao dia 31 de agosto é possível haver entradas e saídas, aqui no Benfica e em qualquer equipa. As pessoas com responsabilidade no clube sabem das minhas ideias, que estão perfeitamente definidas. O mercado nunca está fechado. »
ESTE JOGO É IMPORTANTE PARA A CONTINUIDADE DE RUI VITÓRIA NO BENFICA?
« [Ri-se] Importante para o Benfica são todos os jogos. Depois, este é um jogo que queremos vencer, ainda falta um play-off para se entrar na fase de grupos, mas queremos continuar
Sou um treinador que quer trabalhar ao mais alto nível, estou a trabalhar num grande clube e quem o representa está sempre com o risco de querer sempre ganhar, o que dá muito trabalho.
Eu gosto é disto, quero isto e faço isto com muita paixão. Se quisesse jogos de trazer para casa, talvez escolhesse outra modalidade, ou outro país. Dá-me um grande prazer, um grande orgulho e um grande prazer. Risco têm os bombeiros que andam a apagar fogos e as pessoas que têm grandes dificuldades. Isto é só um jogo, como muitos que já fiz, e como muitos que ainda irei fazer. »
ERA BOM PARA O BENFICA QUE O FENERBAHCE MANTIVESSE A POSTURA QUE TEVE NA LUZ?
« Essa questão do fechados e a jogar em contra-ataque não me parece que seja o que o treinador do Fenerbahce quererá. Esperamos uma equipa com postura atacante, porque é uma equipa de qualidade e, quando passo aqui nos corredores, vejo os títulos e a história que tem.
Nós temos uma série de princípios de jogo que temos aplicado na pré-época e que vamos continuar a aplicar neste jogo. Iremos ter que defender quando houver essa necessidade e vamos atacar quando tivermos a bola. O foco e o pormenor fazem a diferença quando as equipas são assim, de equilíbrio permanente. »
O ASSÉDIO DO OLYMPIQUE DE LYON A RÚBEN DIAS
« Os nossos jogadores têm sido muito cobiçados ao longo destes ano. O jogador do Benfica atual está habituado a lidar com essas situações. O Rúben, e todos os jogadores, têm tido um comportamento e um rendimento que nada têm afetado a equipa.
Todo o foco tem de estar na Liga dos Campeões e nada mais. É um jogo em que toda a gente tem de estar centralizada com este espírito e direcionada para este jogo. Eles sabem isso perfeitamente. »