O Benfica venceu em Arouca (0-2), no arranque da 19ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e reforçou o terceiro lugar, enquanto Paços de Ferreira e Boavista empataram a uma bola.
Num jogo de ‘serviços mínimos’, o uruguaio Darwin Núñez chegou aos 15 golos no campeonato, aos 32 minutos, abrindo o marcador de grande penalidade, antes de o jovem Gonçalo Ramos aproveitar um livre para encostar para o 2-0 final, aos 90+2.
Do lado do Arouca, que vem de um surto de covid-19 e jogou sem o castigado Dabbagh, uma das figuras da equipa de Armando Evangelista, a figura foi João Basso, que fez a falta para o penálti de Darwin e depois falhou ele próprio um castigo máximo, aos 41.
Sob o comando de Nelson Veríssimo, as ‘águias’ voltaram às vitórias, após empatarem em casa com o Moreirense (1-1), mesmo que a exibição não tenha ainda convencido, e somaram o terceiro jogo seguido sem perder para o campeonato.
Os ‘encarnados’ chegaram aos 44 pontos, ficando, à condição, a três do Sporting e a seis do líder FC Porto, sendo que os rivais só jogam no fim de semana.
Do lado dos arouqueses, que têm uma partida em atraso, a situação segue ‘negra’, com apenas um ponto nos últimos cinco jogos, para um total de 14, que chega apenas para o 17.º e penúltimo lugar, podendo ainda ser alcançado pelo lanterna-vermelha Belenenses SAD.
No outro jogo da abertura da ronda, Paços de Ferreira e Boavista não conseguiram afastar-se, tanto no marcador, que acabou igualado a uma bola, como na tabela, com ambas as equipas a somarem 19 pontos – os ‘axadrezados’ são 10.º classificados.
O internacional português Antunes adiantou os pacenses no marcador da marca de grande penalidade, aos 42 minutos, mas Kenji Gorré, do Curaçau, saiu do banco para resgatar um ponto para a equipa de Petit, aos 85.
Os forasteiros continuam num bom momento e não perdem há cinco jogos, ainda que quatro deles sejam empates, o habitual ‘prato do dia’ no Bessa, dado que o clube portuense soma já 10 empates, em 19 partidas disputadas.
O Paços, por seu lado, ainda só perdeu uma vez com César Peixoto no comando técnico: depois de duas vitórias, perdeu com o Benfica (2-0), antes de igualdades com Famalicão (0-0) e agora Boavista (1-1).
No sábado, o campeão Sporting recebe o quarto classificado Sporting de Braga, no jogo ‘grande’ da ronda, pelas 21:30, já depois de Moreirense e Santa Clara se defrontarem à procura de se afastarem da zona de descida, o mesmo desígnio para Tondela e Vizela na outra partida do dia.
Resultados da 19ª jornada da I Liga de futebol:
– Sexta-feira, 21 jan:
Arouca – Benfica, 0-2 (0-1 ao intervalo)
Paços de Ferreira – Boavista, 1-1 (1-0)
– Sábado, 22 jan:
Moreirense – Santa Clara, 16:30
Tondela – Vizela, 19:00
Sporting – Sporting de Braga, 21:30
– Domingo, 23 jan:
Marítimo – Belenenses SAD, 16:30
Vitória Guimarães – Estoril Praia, 16:30
Gil Vicente – Portimonense, 19:00
FC Porto – Famalicão, 21:30
Com Agência Lusa.