Brasil é o trunfo na venda da TAP – processo de privatização da aérea portuguesa foi lançado

Brasil é o trunfo na venda da TAP – escreve o Expresso na sua edição desta sexta-feira. 

« Com voos diretos para 12 destinos no Brasil, a TAP é a campeã em terras de Vera Cruz, bem à frente dos principais potenciais candidatos à sua privatização, a alemã Lufthansa, o grupo Air France/KLM e a IAG (British Airways/Ibéria). Continua a ser o Brasil o seu grande trunfo, traduzido numa elevada frequência e uma grande diversidade geográfica. No Brasil, o maior concorrente da TAP é o grupo Air France/KLM, mercado onde quem está menos presente é a IAG. Não obstante, todos os grupos voam para o Rio de Janeiro e São Paulo », escreve o semanário.

« Se no Brasil a TAP dá cartas como líder de mercado e uma quota de 29% no tráfego Europa-Brasil (27% no sentido inverso), na América do Sul e do Norte os maiores concorrentes são a IAG e a Air France/KLM. Ainda assim, a TAP deu um pulo no mercado norte-americano com a entrada do antigo acionista, David Neeleman, com um aumento das ligações para os EUA, especialmente para a Costa Leste, onde tem 92 ligações semanais versus 72 em 2022 — e espera atingir a centena em 2024. Já a alemã Lufthansa tem uma presença forte na América do Norte, mas é quase inexistente na América do Sul, onde a espanhola Ibéria triunfa », acrescenta o jornal.

« Em África destaca-se a Air France/KLM, com uma presença fortíssima nos países francófonos. Lufthansa e Air France/KLM voam para Angola, um dos mercados de eleição da TAP. Em Moçambique quem marca presença é a TAP, que não voa (como já aconteceu no passado) para a vizinha África do Sul, onde os três candidatos estão. É em África que a presença da IAG é mais frágil — a TAP seria um bom complemento neste mercado, tal como no Brasil ».

Continue a ler este texto na íntegra em expresso.pt

Article précédentJosé Rodrigues dos Santos vai receber um prémio em Paris pela sua obra literária
Article suivant« A mulher é a origem do amor e da vida. Tem uma força que dá consistência à sociedade. » – Lura