(Foto de abertura: manifestação pró-Bolsonaro em Brasília. Por Lusa – Fernando Bizerra)
Brasil. Alta tensão nas ruas de algumas cidades brasileiras nos 199 anos de independência.
Alfa – com agências e diversas televisões
O presidente Jair Bolsonaro tinha anunciado que hoje, dia da independência, decorreria no país a mãe de todas as manifestações.
De facto, segundo as imagens que nos chegam, têm estado muitos milhares de brasileiros apoiantes dele, designadamente nas ruas de Brasília e de São Paulo para assinalar os 199 anos de independência.
O Presidente Bolsonaro fez discursos muito fortes e críticos, designadamente contra o Supremo Tribunal, tanto em Brasília como em São Paulo, procurando fazer uma demonstração de força num dos momentos mais críticos do seu mandato.
Falando perante os seus apoiantes nas duas cidades, o Presidente voltou a atacar e a ameaçar os juízes do Supremo Tribunal Federal, dizendo que este « pode sofrer ».
As manifestações decorrem sob tensão e registaram-se cenas de violência em Brasília, que depois foram controladas.
« Enquanto vocês estiverem comigo eu estarei com vocês e não importa quantos obstáculos que, porventura, tenhamos ao longo do nosso caminho », disse Bolsonaro num dos discursos.
As manifestações a favor de Bolsonaro foram convocadas há quase dois meses num contexto de fortes tensões entre o chefe de Estado e o Supremo Tribunal Federal e o Congresso, instituições que o governante e parte da extrema-direita acusam de atuar como « partidos de oposição » contra o Governo.