Brexit: Parlamento britânico chumba acordo de saída da UE
Foto: PARLIAMENTARY RECORDING UNIT HAND
O parlamento britânico rejeitou esta terça-feira o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor.
Esquerda apresenta moção de censura ao Governo já amanhã.
Votação agrava incertezas sobre o Reino Unido e a Europa.
Presidente da Comissão Europeia lamenta voto e pede ao Reino Unido para clarificar intenções.
“Lamento o resultado do voto na Câmara dos Comuns esta noite”, diz em comunicado Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia.
“Do lado da União Europeia, o processo de ratificação do acordo de saída continua. O acordo de saída é o melhor possível e um compromisso justo. Reduz os danos causados pelo Brexit para cidadãos e empresas pela Europa. É a única forma de assegurar uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia.”
E continua: “Mostrámos criatividade e flexibilidade durante o processo. Eu, juntamente com o presidente Tusk, demonstrámos boa-vontade outra vez ao oferecer garantias e esclarecimentos adicionais numa troca de correspondência com a primeira-ministra May no início desta semana. O risco de uma saída desordeira do Reino Unido aumentou com o voto desta noite. (…) Incentivo o Reino Unido a clarificar as suas intenções o mais rápido possível”.