A cadeia de televisão norte-americana « CNN » escolheu os 50 pães mais deliciosos do mundo — e a especialidade portuguesa é um deles.
Portugal está no top para a “CNN”. Depois de apontar a Praia da Marinha, no Algarve, como uma das melhores do mundo para visitar em setembro, o País recebe agora uma distinção peculiar: a revista norte-americana considerou a broa de milho como um dos 50 melhores pães do mundo.
A lista, publicada esta quarta-feira, 16 de outubro, inclui alguns dos hidratos de carbono mais conhecidos do mundo, como o pão de queijo, do Brasil; as baguetes francesas; a ciabatta, de Itália; as tortillas mexicanas e até mesmo o khachapuri, uma especialidade da Geórgia em forma de barco que é feita com queijo e um ovo estrelado.
Quem está a ler lista cheia de nomes exóticos — vindos de locais tão distantes como a Nova Zelândia, Etiópia, Venezuela, Iémen ou Coreia do Sul — precisa de focar os olhos duas vezes quando se depara com o título “Broa de milho, Portugal”, por cima de uma imagem de um dos pães mais conhecidos no País.
“Quando os pães são cozidos com madeira em fornos de pedra, forma-se um arquipélago de crosta farinhenta que se expande em rachas profundas”, conta a descrição da “CNN” sobre a especialidade portuguesa.
A revista explica ainda as origens históricas da broa: “os Europeus não experimentaram o milho até chegar às Américas, mas seria adoptado com veemência entre as regiões do Norte de Portugal, onde as condições do solo não são propícias à produção de farinha”.
William Rubel, um historiador de pão, contou à publicação que é impossível fazer dele uma definição, já que cada cultura tem uma versão diferente. A lista desenvolvida pela “CNN” focou-se nessa diversidade e nos sabores mais memoráveis, ingredientes únicos e o prazer de os comer. Se já estiver com água na boca, espere só até ler o artigo completo em inglês .