Canadá. Marcelo faz visita para « agradecimento à comunidade portuguesa »

Foto. Marcelo Rebelo de Sousa -Créditos: © Presidência da República

Marcelo faz visita para « agradecimento à comunidade portuguesa »

 

email sharing buttonAlfa/ com Lusa e Presidência da República portuguesa
linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonO Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Canadá, para uma visita oficial de cinco dias que disse esperar que seja « um grande momento de agradecimento à comunidade portuguesa » neste país.

Em declarações aos jornalistas, à chegada ao hotel onde ficará instalado em Montreal, o chefe de Estado referiu que durante esta visita também terá um encontro com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na sexta-feira, em Toronto.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que, nessa ocasião, tenciona « reforçar o convite que o senhor primeiro-ministro português lhe formulou para ir à Web Summit », ele que é um cultor e um defensor da ciência, da tecnologia e do futuro ».

« Mas, para além disso tudo, é a presença portuguesa e a ligação a Portugal, no passado, no presente e virada para o futuro que marca naturalmente aqui esta vinda ao Canadá, pela qual eu tanto esperava », afirmou.

O Presidente da República tinha ao seu lado o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que o acompanha nesta visita.

Esta deslocação ao Canadá – onde segundo o recenseamento de 2021 vivem cerca de 450 mil pessoas de origem portuguesa – coincide com as celebrações dos 70 anos da chegada dos primeiros emigrantes portugueses oficialmente registados.

« Foi em 1953 que simbolicamente chegou a Halifax o navio com o primeiro grande número de portugueses, na sua maioria açorianos, mas depois juntaram-se madeirenses e continentais, e que marcaram a presença portuguesa aqui », disse Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com o chefe de Estado, os emigrantes portugueses « têm uma influência muito grande em todos os setores da vida canadiana, inclusive na política, na economia, na sociedade em geral, e têm um espírito muito gregário, muito forte ».

O Presidente da República mencionou que a sua visita ao Canadá foi antecedida por visitas do primeiro-ministro, António Costa, em 2018, e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, em 2022.

A comitiva do Presidente da República nesta visita inclui também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e os deputados João Azevedo e Castro, do PS, Francisco Pimentel, do PSD, Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda.

O comunicado da Presidência portuguesa: 

 

« Visita do Presidente da República ao Canadá
O Presidente da República inicia hoje uma Visita de quatro dias ao Canadá.
Tendo como pano de fundo a celebração dos 70 anos da imigração portuguesa no Canadá, a deslocação do Presidente da República a Montreal e Toronto tem como objetivo contactar a numerosa comunidade portuguesa e de luso-descendentes ali residente e prestar um tributo a todas as portuguesas e portugueses que cruzaram o Atlântico.
Durante a sua visita ao Canadá, o Presidente da República participa num encontro na Universidade de Toronto com Professores e estudantes sobre “a Língua Portuguesa no Mundo”, onde terá a oportunidade de salientar a importância da utilização do Português pela comunidade portuguesa ali residente.
No plano institucional o Presidente da República tem agendado um encontro de trabalho com o Primeiro-Ministro do Canadá Justin Trudeau, a fim de discutir a agenda bilateral nos mais variados domínios, bem como efetuar uma aprofundada análise da situação política internacional, que continua marcada pela agressão da Federação Russa à Ucrânia.
No âmbito das celebrações, em 2022, do 70.º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e Canadá (1952) e do início oficial da imigração portuguesa para este país (13 de maio de 1953), que se celebram neste ano de 2023, o Presidente da República inaugura em Toronto a exposição “Movimento Perpétuo: The Portuguese Diaspora in Canada”. « 
Article précédentBenfica bate Sporting nos penáltis e conquista Supertaça feminina de futebol
Article suivantFrança regista 400 mortes acima da média durante vaga de calor em agosto