Cardeal francês admite ter abusado de menor há 35 anos

Foto de abertura: Catedral de Bordéus

Cardeal francês admite que abusou de uma criança de 14 anos há 35 anos

 

Alfa/ Expresso e Lusa

« Jean-Pierre Ricard pediu desculpa à vítima e afastou-se das funções que tinha na Igreja francesa. Revelação surge no mesmo dia em que a Conferência dos Bispos de França anuncia que há pelo menos 11 bispos indiciados por crimes de abuso sexual »

“Há 35 anos, quando era padre, comportei-me de forma condenável com uma jovem rapariga de 14 anos”, afirmou o cardeal Jean-Pierre Ricard, hoje com 78 anos, em comunicado. “Inevitavelmente, o meu comportamento teve consequências sérias e duradouras para esta pessoa”.

Jean-Pierre Ricard foi arcebispo de Bordéus até 2019 e está atualmente ligado à diocese da sua terra natal, em Dignes-les-Bains, no sul do país. Nos anos 80, altura em que praticou o crime, era padre na arquidiocese de Marselha. Esta segunda-feira anunciou que se ia retirar das suas funções na Igreja Católica francesa.

A revelação surge justamente no dia em que o Presidente da Conferência dos Bispos da França (CEF), Eric de Moulins-Beaufort, anunciou numa conferência de imprensa em Lourdes que 11 bispos ou ex-bispos foram indiciados por abusos sexuais pela justiça civil ou pelas autoridades eclesiásticas. Ricard faz parte desse grupo de onze elementos.

Article précédentPolémica. Francês cremado por engano após troca de corpos no Hospital de Faro
Article suivantNorte-americanos decidem Congresso em clima de forte polarização. Eleições intercalares