Carlos Tavares lidera novo gigante automóvel. Gestor português será o CEO da nova empresa que resulta da fusão do grupo francês PSA e da ítalo-americana Fiat Chrysler
O gestor Carlos Tavares vai liderar o gigante do sector automóvel nascido da união do grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, e da ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) que anunciaram esta quinta-feira o acordo “por unanimidade” a fusão dos dois grupos.
Carlos Tavares é o presidente executivo da PSA e vai ser o CEO (diretor executivo) da nova empresa que terá sede na Holanda e está avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (44,9 mil milhões de euros ao câmbio atual). O português também vai integrar a administração, cujo charmain (presidente) é John Elkann.
Em comunicado conjunto, as duas companhias adiantam que “as negociações abriram caminho para a criação de um novo grupo de escala mundial detido em 50% pelos acionistas da PSA e e os outros 50% pelos acionistas da FCA”.
“Num ambiente de rápida mudança, com novos desafios” para o sector automóvel que envolvem carros elétricos, partilhados ou sem condutor, “a nova entidade vai alavancar a sua forte aposta em investigação e desenvolvimento para prosseguir a inovação e responder a estes desafios com rapidez e eficiência”, menciona a nota de imprensa.
Segundo a informação a fusão vai dar origem ao quarto maior fabricante automóvel em termos de unidades produzidas anualmente, com 8,7 milhões de veículos e uma faturação conjunta na ordem dos 170 mil milhões de euros, tendo por base os resultados de 2018, sem incluir a Magneti Marelli (subsidiária de peças automóveis do grupo Fiat Chrysler Automobiles vendida, em 2018, à japonesa Calsonic Kansei numa operação concluída este ano), nem a Faurecia.
Os grupos estimam ainda obter sinergias de aproximadamente 3,7 mil milhões de euros, “sem que haja qualquer encerramento de fábricas resultante da fusão”. As empresas estimam que 80% das sinergias sejam obtidas num prazo de quatro ano.
A administração do novo grupo será compost por onze membros, cinco nomeados pela FCA (incluindo John Elkann como presidente) e outros cinco pela PSA, incluindo um diretor sénior independente e o vice-prsidente, O CEO Carlos Tavares vai desempenhar o cargo por um prazo inicial de cinco anos.