Carlos Tavares lidera novo gigante automóvel

Publié le 31 octobre 2019

Carlos Tavares lidera novo gigante automóvel. Gestor português será o CEO da nova empresa que resulta da fusão do grupo francês PSA e da ítalo-americana Fiat Chrysler

Carlos Tavares, da PSA, será o presidente executivo do novo gigante automóvel

Foto: CHRISTIAN HARTMANN

Alfa/Expresso. Por Ana Sofia Santos

O gestor Carlos Tavares vai liderar o gigante do sector automóvel nascido da união do grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, e da ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) que anunciaram esta quinta-feira o acordo “por unanimidade” a fusão dos dois grupos.

Carlos Tavares é o presidente executivo da PSA e vai ser o CEO (diretor executivo) da nova empresa que terá sede na Holanda e está avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (44,9 mil milhões de euros ao câmbio atual). O português também vai integrar a administração, cujo charmain (presidente) é John Elkann.

Em comunicado conjunto, as duas companhias adiantam que “as negociações abriram caminho para a criação de um novo grupo de escala mundial detido em 50% pelos acionistas da PSA e e os outros 50% pelos acionistas da FCA”.

“Num ambiente de rápida mudança, com novos desafios” para o sector automóvel que envolvem carros elétricos, partilhados ou sem condutor, “a nova entidade vai alavancar a sua forte aposta em investigação e desenvolvimento para prosseguir a inovação e responder a estes desafios com rapidez e eficiência”, menciona a nota de imprensa.

Segundo a informação a fusão vai dar origem ao quarto maior fabricante automóvel em termos de unidades produzidas anualmente, com 8,7 milhões de veículos e uma faturação conjunta na ordem dos 170 mil milhões de euros, tendo por base os resultados de 2018, sem incluir a Magneti Marelli (subsidiária de peças automóveis do grupo Fiat Chrysler Automobiles vendida, em 2018, à japonesa Calsonic Kansei numa operação concluída este ano), nem a Faurecia.

Os grupos estimam ainda obter sinergias de aproximadamente 3,7 mil milhões de euros, “sem que haja qualquer encerramento de fábricas resultante da fusão”. As empresas estimam que 80% das sinergias sejam obtidas num prazo de quatro ano.

A administração do novo grupo será compost por onze membros, cinco nomeados pela FCA (incluindo John Elkann como presidente) e outros cinco pela PSA, incluindo um diretor sénior independente e o vice-prsidente, O CEO Carlos Tavares vai desempenhar o cargo por um prazo inicial de cinco anos.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background