Cláudia Azevedo, 49 anos, vai gerir negócio de 5,9 mil milhões com 53 mil funcionários em 21 países

Publié le 30 avril 2019

Nome: Cláudia. Idade: 49 anos. Missão: gerir um negócio de €5,9 mil milhões com 53 mil funcionários em 21 países

A benjamim do clã Azevedo assume esta terça-feira a liderança executiva da Sonae. Fica sozinha no cargo que era ocupado até agora pelo irmão Paulo e pelo co-CEO, Ângelo Paupério <span class="creditofoto">Foto Rui Duarte Silva </span>

A benjamim do clã Azevedo assume esta terça-feira a liderança executiva da Sonae. Fica sozinha no cargo que era ocupado até agora pelo irmão Paulo e pelo co-CEO, Ângelo PaupérioFOTO RUI DUARTE SILVA

Depois de ter passado por mais de 30 cargos na administração de várias empresas do grupo Sonae, a filha do fundador, Cláudia Azevedo, uma mulher discreta, mãe de dois filhos, que gosta de Monty Python, assume a presidência do grupo, sucedendo ao irmão Paulo

(Alfa/ Para ler na totalidade no Expresso-Diário. Por  MARGARIDA CARDOSO)

Cláudia Azevedo assume esta terça-feira o comando da herança Sonae e de mais de 4% do PIB nacional, tendo ao seu lado, na administração, uma equipa de mais nove pessoas, que traz 5 caras novas e junta diferentes gerações. Neste cruzamento entre juventude e experiência, há precisamente três décadas a separar João Dolores, o membro mais novo do grupo, com os seus 38 anos, do belga Philippe Haspeslagh, de 68, especialista em empresas familiares.

Na proposta para os novos órgãos sociais da Sonae SGPS que deverá ser aprovada na Assembleia Geral da empresa, agendada para terça-feira, às 11h, a filha mais nova de Belmiro de Azevedo tem ao seu lado mais duas mulheres no conselho de administração. Sem esquecer a legislação que fixa a percentagem de mulheres em órgãos de administração e fiscalização de empresas cotadas em 20% desde 2018 e em 33% em 2020, mantém na sua equipa Margaret Lorraine Trainer e chama ao grupo Fuencisla Clemares.

(…)

A apresentação de Cláudia Azevedo como futura presidente executiva da Sonae SGPS surpreendeu o mercado em julho do ano passado e foi justificada com o facto de se adequar “de modo particular ao perfil mais recentemente assumido pelo grupo”.

A verdade é que mesmo que a sua escolha possa parecer mais ditada por razões familiares do que profissionais, a benjamim do clã Azevedo, licenciada em gestão pela Universidade Católica Portuguesa e com um MBA pelo INSEAD, já viveu metade dos seus 49 anos de vida no meio dos negócios da Sonae, apresentando no currículo mais de 30 cargos na administração de empresas do grupo, incluindo as presidências da Sonae Capital e da Sonae Investment Management. Nos últimos anos, viajou muito pelo mundo a descobrir e estudar startups.

Agora, recebe as rédeas de um grupo com um volume de negócios de 5,9 mil milhões de euros, ou 8,1 mil milhões considerando as contas agregadas, 53 mil trabalhadores em 21 países, lucros anuais de 220 milhões de euros, e um portfólio variado de negócios e marcas, da distribuição aos centros comerciais, turismo, seguros, moda, serviços financeiros, tecnologia e telecomunicações.

(…) continue a ler em Expresso – Diário)


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background