O Governo francês fez este domingo um balanço do número de condenações desde que arrancou o movimento. Dos 2000 que foram condenados, 800 cumprem pena de prisão
Alfa/Com Expresso e outras fontes
Mais de 8700 pessoas foram detidas pelas autoridades no âmbito dos desacatos ocorridos nas manifestações dos chamados ‘coletes amarelos’ desde que este movimento surgiu, em 17 de novembro do ano passado.
Destas, cerca de 2000 foram condenadas, sendo que 800 estão ou vão cumprir pena de prisão, tendo às restantes sido determinados outros tipos de sanções, nomeadamente trabalho comunitário.
O balanço foi feito este domingo pela ministra da Justiça francesa, citada na imprensa do país. Nicole Belloubet adiantou ainda que as penas de prisão aplicadas vão, consoante os casos, de um mês a três anos de encarceramento.
Depois dos incidentes do fim de semana passado em Paris, os protestos dos ‘coletes amarelos’ não geraram problemas de maior este sábado, naquela que foi já a décima nona mobilização desde que o movimento surgiu.
Cerca de 40.500 ‘coletes amarelos’ manifestaram-se em França no sábado mas, apesar de o número ser superior ao da semana passada – altura em que protestaram 32 mil – desta vez não ocorreram incidentes de maior. Destes, 5000 manifestaram-se em Paris, onde forças militares foram destacados para proteger instituições e edifícios públicos.