“Coletes” manifestaram pelo 21º sábado consecutivo

Publié le 7 avril 2019

Protesto dos coletes amarelos em França com mais baixa adesão desde novembro, de acordo com números oficiais.

Os protestoa organizados em várias cidades pelo 21.º sábado consecutivo pelos ‘coletes amarelos’ registaram neste sábado o seu mais baixo nível de participação desde o início do movimento de contestação, em novembro, com 22.300 pessoas em toda a França e 3.500 em Paris.

Estes números, fornecidos pelo Ministério do Interior francês, contrastam, contudo, com a contagem feita pelos ‘coletes amarelos’, que elevaram o número para um mínimo de 73.420 em todo o país.

As manifestaões deste sábado coincidem com o fim do grande debate nacional lançado pelo Presidente, Emmanuel Macron, com o objetivo de encontrar respostas para as reivindicações dos ‘coletes amarelos’ e tentar deste modo por fim a um movimento social que é já o mais longo e um dos mais radicais da História moderna de França.

Embora esse diálogo tenha oficialmente terminado a 15 de março, Macron participou noutros debates até à  passada quinta-feira.

Esta semana, o Governo antecipará algumas das conclusões, e os anúncios do chefe de Estado sobre esta matéria estão previstos para meados de abril. O anúncio dos resultados do debate está a criar grande expetativa no país.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background