Comissão europeia ameaça proibir utilização do TikTok na Europa

Em causa está a rede social não evitar que os menores tenham acesso a vídeos « potencialmente mortais ».

A Comissão Europeia ameaçou esta quarta-feira proibir a utilização do TikTok na União Europeia, se os responsáveis pela rede social não evitarem que os menores tenham acesso a vídeos « potencialmente mortais », noticia a agência EFE.

A ameaça foi proferida pelo comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, ao conselheiro delegado do TikTok, Shou Zi Chew, durante uma reunião por videoconferência.

De acordo com o gabinete do comissário, Thierry Breton disse ao responsável do TikTok que será necessário existir mais cuidados para com o público jovem que utiliza aquela rede social, afirmando que « não é aceitável que por detrás de um ambiente aparentemente divertido e inofensivo » os utilizadores possam aceder facilmente a conteúdo perigoso.

Essa norma obrigará essas plataformas a eliminar o conteúdo ilegal e a melhorar a transparência relativamente ao funcionamento dos algoritmos que determinam o que os utilizadores podem ver na internet.

« Não hesitaremos em aplicar estas sanções se as nossas auditorias não demonstrarem um cumprimento total », afirmou Thierry Breton, apelando ao conselheiro delegado do TikTok que seja aplicada a diretiva muito antes do dia 1 de setembro.

A polémica nos Estados Unidos sobre o uso da aplicação chinesa agravou-se após a revelação de que a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, usou a rede social para « monitorizar a localização física dos jornalistas utilizando os seus endereços IP ».

COM LUSA

Article précédentO enigma: Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita. Opinião
Article suivantZelensky diz que Portugal está entre países prontos a enviar tanques para a Ucrânia