Realiza-se hoje o sorteio para a edição 24/25 da Liga dos Campeões que vai ter um novo formato, com o fim da ‘fase de grupos’ e o início da ‘fase de liga’ que promete revolucionar o futebol europeu.
36 clubes, classificação única, os primeiros oito apuram-se diretamente para os oitavos de final, os classificados entre o 9º e o 24º jogam um play-off para preencher as outras oito vagas nos oitavos,
Vamos lá… Os 36 clubes serão divididos em quatro potes, com nove equipas cada, em função do ranking da UEFA. A relevância do pote a que se pertence desapareceu, porque cada clube fará dois jogos com equipas de cada pote (um em casa e um fora), totalizando os oito jogos da fase de liga.
A fase de grupos, deixa de ter 32 equipas, como acontecia desde a época 1999/2000, e passa a 36 clubes.
Na verdade deixa de ser uma fase de grupos – a UEFA chama-lhe fase de liga. Os 36 clubes farão oito jogos cada um, quatro em casa e quatro fora, sempre com adversários diferentes.
Haverá uma classificação única, com os oito primeiros a apurarem-se diretamente para os oitavos de final e os que ficarem entre o 9º e o 24º a disputarem um play-off a duas mãos para encontrar os outros oito qualificados para os oitavos.
A partir daí volta-se ao formato tradicional, com oitavos, quartos e meias-finais a duas mãos antes da final.
As limitações são: não podem defrontar-se equipas do mesmo país e cada clube pode defrontar no máximo dois adversários de cada país (ou seja, se o Sporting jogar com Inter e Milan, já não poderá defrontar Atalanta, Juventus ou Bolonha).
O sorteio é feito por computador. Vai haver taças com bolas em palco, mas apenas para definir a ordem pela qual cada clube conhecerá os seus adversários.
A Liga Europa é exatamente igual à Champions, a fase de grupos é substituída por uma fase de liga, com classificação única. E sempre com 36 clubes e com play-off para os clubes classificados entre o 9º e o 24º lugar antes dos oitavos de final.
Na Liga Conferência é que haverá uma ‘nuance’ – na fase de liga, cada clube fará apenas seis jogos (três em casa e três fora), e não oito.
Artigo baseado nas explicações da UEFA e do jornal aBola.
Caso tenha algumas dúvidas veja o vídeo oficial da UEFA aqui.