Novas manifestações dos Coletes Amarelos em Paris. Confrontos começaram cedo. O Fouquet`s, um dos mais célebre restaurantes pairisienses e do mundo, na avenida dos campos Elíseos, foi vandalizado e destruído durante a manifestação desta manhã dos Coletes amarelos. Outros comércios de luxo da célebre avenida também foram atacados.
Hoje é dia do tira-teimas em França. O Grande Debate Nacional terminou e os Coletes Amarelos manifestam-se em diversas artérias da capital francesa. Incidentes começaram às 11h locais.
Diversas manifestações dos Coletes Amarelos percorrem desde cedo, esta manhã, várias ruas do centro de Paris, onde se começaram a verificar incidentes e confrontos com a polícia logo às 11h locais (10h em Lisboa).
A principal manifestação decorre nos Campos Elísios pelo 18º sábado consecutivo desde o início do movimento de protesto, há quatro meses. Mas há outros desfiles dos “coletes” em curso, muitos deles “selvagens” (não declarados previamente às autoridades).
Os desfiles dos “coletes” coincidem com outras manifestações sindicais e ecologistas e prevê-se que Paris seja, hoje, uma cidade completamente ocupada por manifestações.
Os principais incidentes verificavam-se na zona dos Campos Elíseos, mas a tensão também era forte noutras zonas da cidade, nomeadamente nos arredores de diversas estações de caminho de ferro da capital.
Milhares de forças de segurança foram mobilizadas para o dia de hoje só em Paris. Às 10h30 (9h30 em Lisboa), já tinham sido detidos 20 manifestantes na capital.
Os confrontos continuavam em Paris depois das 12 horas locais e diversos comércios de luxo da célebre avenida também atacados e vandalizados.
Alfa/Expresso: Por Daniel Ribeiro