COP25. Guterres e Greta partilham o mesmo sentimento: desilusão
Não faltam alertas sobre a degradação ambiental do planeta, mas o poder político parece continuar a não leva-los a sério. A Cimeira do Clima de Madrid fracassou, confirmando o braço de ferro entre governos e ciência. Mas duas das principais vozes deste combate já disseram que não vão desistir.
Alfa/Expresso. Por Margarida Mota
O prolongamento da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25) mais dois dias para além dos doze inicialmente previstos — terminou apenas este domingo — não foi suficiente para arrancar um acordo digno de ser celebrado, designadamente ao nível da regulação dos mercados de carbono.
“Estou desiludido com os resultados da COP25”, reagiu no Twitter o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. “A comunidade internacional perdeu uma oportunidade importante para mostrar maior ambição em matéria de mitigação, adaptação e financiamento para enfrentar a crise climática. Mas não podemos desistir, e eu não vou desistir.”
I am disappointed with the results of #COP25.
The international community lost an important opportunity to show increased ambition on mitigation, adaptation & finance to tackle the climate crisis.
But we must not give up, and I will not give up.
O português declarou-se “mais determinado do que nunca a trabalhar para que 2020 seja o ano em que todos os países se comprometam a fazer o que a ciência nos diz que é necessário para se alcançar a neutralidade carbónica em 2050 e um aumento da temperatura não superior a 1.5 graus”.
No mesmo sentido — desiludida mas resiliente —, também Greta Thunberg comentou o resultado da COP25. “Parece que a COP25 em Madrid está a desmoronar-se neste momento. A ciência é clara, mas a ciência está a ser ignorada. O que quer que aconteça nós nunca desistiremos. Só agora começamos.”
It seems like #cop25 in Madrid is falling apart right now. The science is clear, but the science is being ignored.
Whatever happens we will never give up. We have only just begun. https://twitter.com/dwallacewells/status/1205888079543717888 …David Wallace-Wells@dwallacewellsThe entire purpose of COP25 was for nations to scale up their own ambitions and raise the decarbonization targets established under Paris. After an extra day of contentious negotiation, all language referring to that goal has been stripped from the resolution. https://twitter.com/simonllewis/status/1205804154284720130 …
Greta discursou na conferência na passada quarta-feira, mas já tinha abandonado a capital espanhola quando começaram a soar as notícias do fracasso. A caminho de casa, a jovem ativista sueca seguia de comboio Europa fora, sem lugar sentado em parte do percurso. Nada que a importunasse: “Não é um problema e eu nunca o disse que era. Comboios sobrelotados é um ótimo sinal, pois significa que a procura por viagens de comboio é alta!”, escreveu no Twitter.
Traveling on overcrowded trains through Germany. And I’m finally on my way home!
Em declarações à agência Lusa, também o ministro português do Ambiente e da Ação Climática lamentou o resultado final: “Soube a pouco”, disse João Pedro Matos Fernandes. “O pouco que tinha para concluir não concluiu.”
“Desde o primeiro dia que esta COP tinha pouco para discutir. Mas o que é facto é que no pouco que tinha para discutir, ou sobretudo no pouco que tinha para concluir, não concluiu. E nesse aspeto sabe de facto a muito pouco”, disse o ministro português.