Costa prepara 19 freguesias da Grande Lisboa para mais 15 dias de “estado de calamidade”

Publié le 9 juillet 2020

Costa prepara 19 freguesias da Grande Lisboa para mais 15 dias de “estado de calamidade”. Consulte aqui a lista das 19 freguesias em causa.

ANTONIO COTRIM/LUSA

Mesmo assim, o primeiro-ministro quis deixar o que considera ser uma boa notícia

Alfa/Expresso. Por David Dinis (Lei a versão original deste texto em expresso.pt)

António Costa esteve em Sintra – o concelho onde a evolução da pandemia ainda não melhorou -, para “fazer, no local, uma avaliação da situação com as pessoas que estão no terreno”. E foi lá, acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da Câmara, Basílio Horta, que anunciou “não prever” que “haja condições para diminuir a classificação” das 19 freguesias da Área Metropolitana que estão ainda classificadas como de maior risco e com regras de segurança mais apertadas.

Costa, que tinha ainda na agenda uma visita à Amadora, disse que com a situação do país “estável” agora será o tempo de “fazer a avaliação rua a rua, bairro a bairro, freguesia a freguesia”, pelo que vai percorrer também as ruas dos restantes dois concelhos que estão em pior situação. Mas faz uma avaliação positiva da resposta do gabinete de crise montado para a Área Metropolitana, “que só começou há uma semana” com as equipas de trabalho no campo. “É muito cedo, mas a tendência é de estabilização”.

Mesmo assim, o primeiro-ministro arriscou deixar uma boa notícia: “Nada indica que seja preciso elevar o estado de alerta do país”.

LISTA DAS 19 FREGUESIAS

Trata-se de todo o concelho da Amadora (freguesias de Alfragide, Águas Livres, Falagueira/Venda Nova, Encosta do Sol, Venteira e Mina de Água), todo o concelho de Odivelas (freguesias de Odivelas, Pontinha/Famões, Póvoa de Santo Adrião/Olival de Basto e Ramada/Caneças), 11 freguesias do concelho de Sintra (Agualva/Mira Sintra, Algueirão/Mem Martins, Cacém/S. Marcos, Massamá/Monte Abraão, Queluz/Belas e Rio de Mouro), duas do concelho de Loures (Camarate/Unhos/Apelação e Sacavém/Prior Velho) e uma de Lisboa (Santa Clara).


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background