Alfa/ Lusa/Expresso
Covid-19: Comissão Europeia vai propor suspensão de voos com origem na África austral devido a nova variante
« A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados-membros, ativar o travão de emergência para parar as viagens aéreas da região da África Austral devido à variante de preocupação B.1.1.529 », indicou Ursula von der Leyen, não especificando quais os países que poderão ser abrangidos por esta medida.
A Comissão Europeia vai propor a suspensão de voos da África Austral com destino à União Europeia devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da covid-19, anunciou hoje a presidente da instituição.
« A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados-membros, ativar o travão de emergência para parar as viagens aéreas da região da África Austral devido à variante de preocupação B.1.1.529 », indicou Ursula von der Leyen, numa curta publicação na rede social Twitter.
A presidente da Comissão Europeia não especifica quais os países abrangidos por esta medida.
Este travão de emergência, implementado na UE devido à pandemia de covid-19, visa fazer face a situações preocupantes, como novas variantes, permitindo aos Estados-membros o endurecimento de medidas para travar a progressão do coronavírus SARS-CoV-2.
Uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19, foi detetada na África do Sul, o país africano oficialmente mais afetado pela pandemia e que está a sofrer um novo aumento de infeções, anunciaram na quinta-feira cientistas sul-africanos.
« Infelizmente, detetámos uma nova variante que é motivo de preocupação na África do Sul », disse o virologista Tulio de Oliveira, numa conferência de imprensa online.
A variante B.1.1.529 tem um número « extremamente elevado » de mutações, de acordo com cientistas sul-africanos que já tinham detetado a variante Beta, muito contagiosa.
Nesta fase, os cientistas não têm a certeza da eficácia das vacinas anti-covid-19 contra esta nova linhagem do vírus.
Também na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada para a « ocorrência de uma nova variante de covid-19 » na África do Sul e Botsuana, com « elevado número de mutações », anunciou a diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti.
Na ocasião Matshidiso Moeti falou também num « um aumento de novos casos na África Austral, com um aumento de 48% de novos casos de infeção na última semana, em comparação com a semana anterior ».
Esta tendência sucede a um período de 18 semanas de declínio sustentado de novos casos, com uma ligeira curva ascende apenas na África do Sul.
O anúncio hoje feito pela presidente da Comissão Europeia surge um dia após a instituição ter proposto uma atualização das recomendações sobre viagens de cidadãos de países terceiros para a UE, para dar prioridade aos viajantes vacinados contra a covid-19.
Também na quinta-feira, o executivo comunitário propôs um reforço da coordenação sobre viagens dentro da UE devido ao aumento de casos de covid-19 um pouco por toda a Europa, sugerindo que vacinados não sejam submetidos a restrições adicionais e que não vacinados sejam mais controlados.