Covid-19: Costa recebe garantia de Macron de que portugueses de regresso a França não ficarão em quarentena

Foto.

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje a garantia do Presidente francês, Emmanuel Macron, de que não será imposta qualquer medida de quarentena aos portugueses que regressem a França através da fronteira terrestre com Espanha.

Num gesto de amizade e de profundo reconhecimento pela Diáspora portuguesa em França, Emmanuel Macron garantiu-me hoje que nenhuma medida de quarentena será aplicada aos nossos concidadãos que se apresentem na fronteira terrestre com Espanha de regresso a casa », escreveu o líder do executivo português na sua conta oficial do Twitter.

E numa mensagem na mesma rede social, Costa acrescentou de seguida: « À França: o nosso sentido agradecimento. À Comunidade portuguesa em França: comme d’habitude, cá vos esperamos no verão ».

António Costa tinha revelado esta manhã aos jornalistas que manteve « uma longa conversa telefónica » com o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, sobre o plano europeu de resposta à crise económica e social criada com a pandemia da covid-19, depois de ter falado nos últimos dias com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

O primeiro-ministro português comentava o plano franco-alemão para a criação de um fundo de recuperação europeu de 500 mil milhões de euros baseado em subvenções, que classificou como « uma excelente proposta », apesar de advertir que há « importantes » aspetos em aberto.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 318 mil mortos e infetou mais de 4,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

 

Alfa/Lusa.

Article précédentCovid-19/Portugal: Aumentam as mortes (16) e os casos (223), recuperações estagnam
Article suivantJovens alunos de português respondem a um desafio lançado pela Rádio Alfa