Isto é tudo o que pode voltar a fazer a partir desta segunda-feira (mas lembre-se: mantém-se o dever cívico de recolhimento)
Está em curso o estado de calamidade – e ainda que “calamidade” pareça termo mais grave que “emergência”, que era o estado anterior do país, na verdade há um abrandamento das medidas. O plano de desconfinamento apresentado pelo Governo prevê três fases – a primeira começa agora, a segunda a 18 de maio e a terceira a 1 de junho. Mas para a fase 2 e 3 se concretizarem é preciso que a pandemia continue controlada. Daqui a 15 dias o Governo reavalia tudo e decide se há mesmo fase 2 ou não. António Costa já disse que não terá “vergonha” em recuar se for mesmo necessário. Saiba então tudo o que muda entre esta segunda-feira e 18 de maio
Alfa/Expresso; Por Alexandra Simões de Abreu
CABELEIREIRO E BARBEARIAS
As idas ao cabeleireiro, barbearia e similares devem ser feitas dia e hora marcados e tanto os profissionais como os clientes têm obrigatoriamente de usar máscaras. De preferência devem ser utilizados materiais descartáveis por parte dos cabeleireiros e barbeiros.
PEQUENO COMÉRCIO
Vai encontrar abertas lojas até 200m2 com porta para a rua. Mas atenção que há uma lotação máxima de 5 pessoas por 100m2 em espaços fechados. Incluem-se aqui não só lojas de roupa como livrarias, mercearias, drogarias, stands automóveis, oficinas, etc. Mas em todas tem de usar máscara e desinfetar as mãos à entrada.
SUPERMERCADOS
Não se surpreenda se for impedido de entrar num supermercado se não tiver viseira ou máscara – as grandes superfícies estão a avisar os clientes que estes utensílios passam a ser necessários para fazer compras.
TRANSPORTES PÚBLICOS
Se não puder ficar em casa em teletrabalho e tiver de se deslocar para o local de emprego em transportes públicos, vai ter de usar máscara obrigatoriamente sob pena de ser multado (as coimas vão de €120 a €350) por uma força de segurança. Se tiver oportunidade deve privilegiar também o horário entre as 10h e as 17h para evitar horas de ponta. Os condutores dos autocarros estarão protegidos por uma cabine e haverá gel desinfetante a bordo. Pode comprar máscaras, álcool gel e luvas descartáveis em algumas máquinas de vending nas estações do metro de Lisboa e do Porto. A lotação dos transportes públicos passa a estar limitada a 2/3 da sua capacidade. Se utilizar o carro, fique a saber que já não necessita do comprovativo da entidade patronal.
BALCÕES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Antes de se dirigir a uma repartição de finanças ou a uma conservatória, por exemplo, tem de fazer marcação prévia e quando se deslocar ao local terá de usar máscara. Se precisar de fazer algum pagamento, as autoridades de saúde recomendam que não pague em dinheiro mas com cartão e que use luvas ou lenço de papel para tocar nas teclas do terminal multibanco.
DESPORTO
A prática de desportos individuais ao ar livre – sem utilização de balneários nem piscinas – é permitida. Ou seja, ir à praia só se for para entrar no mar para praticar desportos náuticos, como surf. Deve evitar lugares com muita gente, já que tem de manter uma distância mínima de segurança e não são permitidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas.
CULTURA
Ainda não vai poder ir ao cinema ou ao teatro (fica para outra fase do plano de desconfinamento), até porque estão proibidos eventos com mais de 10 pessoas, mas já pode ir a uma livraria, biblioteca ou um arquivo. Não se esqueça de levar consigo a máscara, que é obrigatória tanto para clientes como funcionários.
FUNERAIS
Será permitida a presença de familiares em funerais.
ANTES DE ENTRAR EM CASA
Deve deixar os sapatos à porta, deixar as chaves e a carteira dentro de uma caixa e ir lavar de imediato as mãos. A roupa com que andou na rua deve ir para lavar. Se tem cão ou cães e foi passear com ele(s) antes de entrar em casa deve lavar as patas ao seu animal de estimação.
REGRAS GERAIS
Cvirusonfinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa; dever cívico de recolhimento domiciliário; proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas.